Nutricionista do regional, em Paragominas, orienta sobre alimentação saudável para o sistema imunológico dos usuários

“Ter uma alimentação saudável é fornecer a quantidade ideal de nutrientes, vitaminas e minerais ao organismo, tudo que necessitamos para um bom funcionamento do organismo. Tratando-se também do sistema imunológico, uma boa saúde mental também ajuda a proporcionar uma qualidade de vida melhor.” A declaração sobre alimentação saudável é de Marcela Araújo, nutricionista responsável pelo  Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense.

Em meio à pandemia do Covid-19 e do isolamento social, a orientação da nutricionista se torna ainda mais relevante, pois, de acordo com a profissional, uma alimentação equilibrada e bem balanceada é fundamental para o bem-estar físico e mental dos indivíduos, além de ser primordial para o fortalecimento e a manutenção do sistema imunológico.

Atualmente, a unidade hospitalar é referência, no nordeste paraense, para o atendimento de pacientes com a Covid-19, em estado grave. E por isso, ela recebe, frequentemente, a pergunta: uma boa alimentação evita a doença? Ela responde negativamente.

Mas, Marcela Araújo, logo complementa que uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas), associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças.

Segundo ela, comer saudável é “comer de verdade”, dando preferência a alimentos “in natura” ou minimamente processado como frutas,  legumes, verduras, carnes e ovos,  que irão fornecer maior benefícios ao seu organismo.

Para o usuário do HRPL, Carlos Alberto de Sousa, segurança Patrimonial em Paragominas, a equipe do regional o atendeu muito bem, mas a alimentação é algo que lhe chamou atenção. “A comida é muito gostosa e saudável. É muito importante que os alimentos, além de deliciosos, sejam saudáveis para não prejudicar a nossa saúde e fortalecer o nosso organismo”, enfatizou o usuário.

Marcela observa que alimentação saudável vai muito além daquilo que se coloca no prato. “Isso vai desde a escolha dos alimentos, passando pelo preparo, até o ato de comer. É um conjunto de hábitos alimentares”, Com base nisso, a profissional, elenca os alimentos consideradas saudáveis, entre eles, aqueles que são in natura e proporcionam saciedade e fornecem quantidades de micronutrientes e macronutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

“Cereais integrais, legumes, verduras, frutas que tem como objetivo fornecer fibras ao intestino, são alimentos saudáveis, que fazem muito bem às pessoas. Costumo dizer que precisamos descascar mais e desembalar menos”, orienta.

Estrutura – O HRPL é referência na assistência de média e alta complexidade em 23 municípios do nordeste paraense.  A instituição é um órgão do governo do estado que está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro: Nova Conquista, em Paragominas.

Informações: 91 3739.1046/3739.1253/3739.1102

Texto: Joelza Silva/HRPL

Você pode gostar...