Pará recebe vacinas da AstraZeneca já produzidas pela Fiocruz no Brasil

O Pará recebeu na tarde desta sexta-feira (11) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 600 doses de AstraZeneca, produzida no Brasil em parceria com a Fiocruz, sendo que deste total 35 doses serão destinadas a vacinação de aeronautas e o restante deve ser destinado a reserva técnica.

“A reserva técnica corresponde a 5% de todas as remessas que recebemos, mas, neste caso, todas as doses serão destinadas à reserva técnica, para serem usadas caso haja algum problema como, por exemplo, perda do imunizante durante o manuseio ou um acidente, pois nesses casos precisamos atender os municípios rapidamente”, explica Marcus Coura, coordenador de logística da Sespa.

Essas doses vão para a Central Estadual de Imunobiológicos (CEI) que é o local responsável por armazená-las e realizar avaliações como temperatura e se o frasco sofreu ou não algum tipo de dano durante o trajeto. Com essa trigésima primeira remessa, até o momento, o Pará recebeu 3.637.280 doses, sendo 1.239.440 da CoronaVac, 2.202.450 da Oxford/AstraZeneca e 195.390 da Pfizer.

“A cada remessa que chega ao Estado nós avançamos mais um pouco mais na campanha de vacinação contra a Covid19. Por isso, é importante que a população também faça a sua parte acompanhando o calendário do seu município e procurando a vacina quando chegar a sua vez”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Distribuição – A partir desta sexta-feira também inicia a distribuição das vacinas que chegaram na última quarta-feira. As doses serão enviadas aos oitavo e nono Centros Regionais de Saúde (CRS’s) por via aérea.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa

Você pode gostar...