Políclinica itinerante chega ao município de Placas para atendimento de Covid-19

O segundo Município a ser atendido pela Policlínica Itinerante é o Município de Placas, localizado no Oeste Paraense, na mesorregião do Baixo Amazonas, com uma  população aproximada de 32 mil habitantes, composta em grande parte por nordestinos, sulistas, paranaenses e gaúchos.

Nesta quinta-feira (18), a população de Placas compareceu logo cedo a unidade de pronto atendimento do município, onde estão sendo realizadas as ações para pessoas com sintomas da Covid-19.

Dona Fátima Oliveira de 34 anos foi ao local, juntamente com o filho de 13 anos e ambos foram consultados e passaram por testes para detectar o vírus. Já estávamos nos sentindo mal há algum tempo, como estava tudo muito cheio, eu acabei não procurando atendimento, mas aqui foi mais fácil.”

Para realizar a ação, a equipe da Políclinica itinerante percorreu de Altamira à Placas, um percurso de
250 km pela Transamazônica, com trechos de difícil acesso. O secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, ressaltou que neste momento de pandemia, todas as ações e esforços são necessários para ajudar os municípios nesse enfrentamento a pandemia.

“A Políclinica está em Placas, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), fazendo esse atendimento para  pessoas com sintomas leves e moderados da covid-19, e a importância de se  fazer esse atendimento nos primeiros dias de sintomas é fundamental para ajudar a salvar vidas e a Policlínica tem alcançado esse objetivo, em uma equipe que tem trabalhado de forma conjunta,  Políclinica, Sespa e Secretaria Regional de Governo, é o Estado cumprido seu  papel.Quero  agradecer ao Governador por não medir esforços e pela parceria dos Municípios nessa luta”, destacou o Secretário de Governo.

A Prefeita do Município de Placas, Raquel Possimoser, falou sobre a situação da covid-19 no Município e sobre está ação da Policlínica na região. “Esta ação da Policlínica itinerante é muito importante porque  vem somar as nossas ações municipais de combate ao enfrentamento nessa pandemia. Uma vez que nós estamos em um momento em que há um crescente número de casos e com certeza é um apoio muito importante do governo do Estado, do Governador Helder, uma ação que irá beneficiar a nossa gente e que nos ajuda nessa luta contra a covid-19.

A gente tem observado do mês de janeiro para cá,  um crescente aumento, nós temos um posto que atende exclusivamente os casos de covid-19. Hoje ele se encontra com os leitos superlotados, nós temos encaminhado também muitos pacientes para os hospitais regionais tanto de Itaituba e Santarém, e infelizmente, tivemos várias perdas nesta semana, de pessoas muito queridas da comunidade, mas em parceira e com apoio, é possível acreditar que logo venceremos essa situação.

Ainda na ocasião, foram entregues ao município de Placas dois kits de concentradores de oxigênio, além de kits de medicamentos. A entrega é resultado de uma parceria do Governo do Estado com os Expedicionários da Saúde e o Projeto Saúde e Alegria, dois importantes parceiros nessa luta pela vida.

Em cada Município, estão sendo disponibilizados 200 atendimentos diários, a Policlínica permanece em Placas até sexta-feira (19), em seguida serão atendidos os municípios de Ruropólis, Trairão,  Itaituba e Uruará, com dois dias de atendimento em cada um .

Texto: Ronilma Santos/SRGBA

Fotos: Divulgação

Você pode gostar...