Policlínica Itinerante: mais de mil pessoas foram atendidas neste sábado

A Policlínica Itinerante esteve em cinco municípios neste sábado (6) e contabilizou 1.036 atendimentos. As estruturas foram montadas em Ananindeua, Belém, Moju, Paragominas e Tucuruí. O levantamento prévio leva em consideração os números de atendimento realizados na capital (612) e nos municípios de Ananindeua (188) e Tucuruí (236).

O reforço busca identificar de maneira precoce os sintomas de Covid-19 por meio de verificação de temperatura corporal, nível de oxigenação no sangue e glicemia, aferição de pressão arterial, consultas médicas e conforme avaliação do estado geral do paciente, prescrição de medicamentos para tratamento em casa, ou encaminhamento para exames mais específicos ou até mesmo internação. Os serviços de atenção básica atingem as localidades mais populosas e são posicionadas estrategicamente próximas a áreas de intensa movimentação como feiras e centros comerciais.

Neste domingo (7), as equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, odontólogos, além de pessoal administrativo e apoio estarão na Escola Estadual Professora Lucy Corrêa de Araújo, situada na travessa SN 03, na Cidade Nova, em Ananindeua. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30.

Na capital paraense, o atendimento permanece na estrutura montada na Estação das Docas, na avenida Boulevard Castilhos França, no bairro da Campina. Mais de 700 pessoas já foram atendidas no ponto turístico, desde o dia 3 de junho. Ainda em Belém, a Policlínica Itinerante também permanece atendendo os moradores do bairro do Jurunas na Escola Estadual Arthur Porto, na rua Fernando Guilhon, nº 450.

A Escola de Ensino Fundamental Ana Pontes Francês, localizada na rua Betel, no bairro Jardim Marilucy, em Tucuruí, recebe a estrutura para atendimento de pessoas com sintomas leves a moderados de síndrome respiratória causados pelo novo coronavírus. O serviço estará disponível neste domingo, das 8h às 20h.

Os pacientes com sintomas leves a moderados da Covid-19 também puderam procurar o serviço nos municípios de Paragominas e Moju.

Próximas ações – Seis municípios da Ilha do Marajó receberão o atendimento em uma embarcação da Poli Itinerante: Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra.

Texto: Ronan Frias/Cohab

Fotos: Bruno Cecim/Alex Ribeiro/Marco Santos/Ag.Pará

Você pode gostar...