Policlínica Itinerante permanece até domingo em três pontos da RMB

Atendimento na Escola José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, em Belém, ocorre das 8h30 às 17h30

A Policlínica Itinerante tem avançado em municípios do Estado e também continua atendendo vários bairros da Região Metropolitana de Belém. A coordenadora Alessandra Amaral informa que neste fim de semana terminam as ações na Estação das Docas, bairro da campina; na Escola José Valente Ribeiro, que fica no bairro da Cabanagem e ainda, no bairro de Águas Lindas, município de Ananindeua.

“Ficaremos nestes locais até domingo. A partir de segunda (22), seguiremos para outras áreas. A média de atendimentos diários que temos é de 200 a 300 pessoas. Mas teve um dia, na Estação das Docas que atendemos 600 pessoas. Isso pelo fácil acesso a ribeirinhos das ilhas ao redor de Belém e de pessoas que frequentam no centro comercial da cidade”, frisou a coordenadora.

Na próxima semana, os serviços continuam percorrendo outros bairros da região metropolitana, tais como, Tapanã e Sideral, em Belém; e no conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua.

“O perfil da procura tem sido sempre o mesmo. Pessoas com quadros gripais em estágio inicial que podem ser suspeitas de Covid-19. Elas passam pela triagem, são avaliadas pelos médicos e se necessário são encaminhadas para exames laboratoriais e de imagem. Se houver também necessidade de encaminhamento de paciente pra uma maior avaliação ou até mesmo internação, temos uma ambulância que transfere para os nossos hospitais”, enfatizou Alessandra Amaral.

Equipe médica faz acompanhamento de pacientes com suspeita de Covid-19

A estratégia é descentralizar os serviços de atendimento clínico e laboratorial de baixa complexidade da rede pública de saúde do governo do Estado. Além de permitir o tratamento precoce da doença, o trabalho itinerante tem desafogado o atendimento na rede pública.

“Atualmente, a procura tem sido menor nos hospitais. O atendimento na Policlínica Metropolitana (que fica na Av. Almirante Barroso) e no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, tem reduzido 70%. Isso mostra a eficácia da ação quando levamos os serviços nos bairros, ou seja, mais próximo da população”, reforçou Alessandra Amaral, reiterando também que a população precisa continuar se prevenindo com os cuidados para não proliferar o contágio da doença, tais como o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos.

 

Serviço: A Policlínica Itinerante tem ações que irão até este domingo (21), em três endereços:

– Estação das Docas, em Belém.
– Escola José Valente Ribeiro, na Trav. Benjamin com Rua Damaso, Cabanagem, em Belém.
– Escola Estadual Bom Jardim, Águas Lindas, em Ananindeua.

O funcionamento é de 8h30 até 17h30.

Texto: Jackie Carrera/Secom

Você pode gostar...