Regional em Paragominas realizou mais de 200 cirurgias oncológicas nos últimos dois anos

Apesar da atipicidade do ano de 2020, com a redução dos atendimentos de rotina provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL) manteve seus serviços essenciais funcionando, dentre eles, a realização das cirurgias oncológicas. Único hospital da região nordeste paraense habilitado para procedimentos cirúrgicos na área, o HRPL contabiliza 219 cirurgias nos últimos dois anos.

O Dia Mundial do Câncer, comemorado nesta quinta-feira, 4, criado por meio da Carta de Paris contra o câncer, no ano 2000, tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecida por neoplasia.

A doença é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente de câncer, segundo a International Union Against Cancer (UICC). A explicação para o alto índice está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos.

Segundo o mastologista, Breno Albuquerque, diretor técnico do HRPL, as causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis e a prevenção pode ser feita com mudanças simples dos hábitos de vida.

“A gente pode, com medidas simples, tá se prevenindo. Evitando o sobrepeso, o tabagismo, o excesso de bebidas alcóolicas, praticando atividades físicas e tendo uma alimentação mais rica em vegetais e reduzindo o consumo de carnes vermelhas. Tudo isso é muito importante e ajuda a prevenir o câncer”, acrescenta o médico.

O especialista explica ainda que nem toda neoplasia requer intervenção cirúrgica e que o procedimento depende do estágio e do local que o tumor se encontra. “Os casos que não se encaixam no perfil cirúrgico e que demandam de outras estratégias de tratamento, como quimio e radioterapia, são encaminhados para cidades onde há a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)”, esclarece.

O HRPL garante aos usuários de 23 municípios paraenses procedimentos cirúrgicos para alguns tipos específicos de câncer: de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago. Além das cirurgias, os usuários da rede pública de saúde também contam com atendimento ambulatorial nas especialidades médicas de mastologia e urologia, que tratam os cânceres de próstata e de mama, respectivamente.

ATENDIMENTOS – No ano de 2019, a Unidade realizou 2.418 atendimentos urológicos. Já em 2020, foram 1.754 pessoas atendidas na especialidade. Com relação à mastologia, 1.825 mulheres foram atendidas em 2019 e 1.404 em 2020.

Para obter o atendimento, os pacientes devem ser referenciados por meio dos hospitais municipais e passar por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para o HRPL.

Foi o que aconteceu com a dona de casa Célia Sousa de Almeida, de 47 anos, diagnosticada com câncer de mama. Moradora do município de Irituia, ela foi encaminhada ao HRPL onde passou pela cirurgia de retirada do tumor. “Graças a Deus não foi preciso retirar a mama”, comemora. Ainda se recuperando, ela aguarda para a continuidade do tratamento de quimio e radioterapia, em Belém.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto: Mikaella Moraes/HRPL

Você pode gostar...