Sespa, MS e Cosems debatem regionalização em seminário on line

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), iniciaram nesta terça-feira (01) o webseminário “Regionalização da Saúde no Pará”, com o objetivo de oportunizar diálogos sobre o processo de gestão, planejamento e regionalização da saúde, visando à organização e à governança da Rede de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará.

Voltado para gestores e técnicos das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, o seminário se estenderá por mais quatro encontros virtuais, nos dias 07, 09, 22 e 24 de junho. As transmissões ocorrem pelo canal do COSEMS no Youtube, sempre a partir das 15 horas.

Durante a abertura da atividade on line, o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, ressaltou que o seminário é fundamental para fortalecer o processo de regionalização e de planejamento e, consequentemente, aperfeiçoar o SUS no Pará. “Estamos reunidos com representantes da Saúde dos municípios e com técnicos do Ministério da Saúde para juntos discutirmos mecanismos de construção, legislação e recursos para a melhoria da saúde pública. Estamos sempre projetando agendas positivas, a fim de aperfeiçoar o atendimento hospitalar pelo Pará”, disse.

Charles Tocantins, secretário de saúde de Tucuruí e presidente do Cosems-PA, falou sobre os diferentes cenários epidemiológicos que o Pará apresenta e reafirmou a importância do encontro para debater a integração do Estado, municípios e Ministério da Saúde no processo de planejamento, controle e instrumentos de gestão, em favor do acesso à saúde pública do Pará.

Mediado por Mirian Kahwage, economista e coordenadora do Núcleo de Planejamento (Nisplan) da Sespa, o primeiro painel trouxe o tema “Regionalização da Saúde do Pará”, tendo como expositor o médico Raimundo Sena. Na sequência, a exposição “Redes, Regionalização e Planejamento Regional Integrado” teve como debatedores Eugênio Mendes, consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass); Charles Tocantins, presidente do Cosems, e Alvimar Botega, analista no Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde.

A realização do webseminário está prevista pelo projeto de aprimoramento das ações de gestão, planejamento e regionalização da saúde entregue ao Ministério da Saúde em setembro de 2020 pela Sespa, na intenção de atender aos requisitos da portaria nº 1.812, de 22 de julho de 2020, que destinou recursos às secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal. O Pará foi subsidiado com R$ 450 mil reais.

Pelo projeto, a Sespa se comprometeu a gerar os seguintes produtos: Planejamento Regional Integrado implantado; Comitês Executivos de Governança (CEG) das Redes de Atenção à Saúde (RAS) instalados; Novos gestores do SUS municipal que assumiram em 2021 acolhidos; Quatro Macrorregiões de Saúde implantadas; Planos Regionais Integrados das RAS prioritárias (Materno Infantil, Urgências e Emergência e Doenças Crônicas Não Transmissíveis) construídos e Programação Assistencial de Média e Alta Complexidade implantada. A Secretaria tem até maio de 2022 para a execução das ações previstas no projeto apresentado.

 

Serviço:

Os demais momentos da programação podem ser conferidos no link (https://pt.scribd.com/document/509696288/Programacao-WebSeminario-Regionalizacao-Da-Saude-No-Para).

As inscrições para os demais momentos webseminário podem ser feitas pelo link (https://forms.gle/xZgXAqmG5oq3pGRj6).

As transmissões ocorrerão pelo canal do Cosems/PA no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCostaV-SV-MPircjXCivGeA)

Você pode gostar...