Em Marabá, Policlínica Carajás alcança 58 mil atendimentos, entre consultas e exames

Em Marabá, Policlínica Carajás alcança 58 mil atendimentos, entre consultas e exames

29/09/2025 Off Por ASCOM

O Natea integra a Policlínica Carajás, em Marabá

Entregue pelo governador Helder Barbalho, no dia 5 de abril, deste ano, a Policlínica Carajás Miguel Chamon, em Marabá, já transformou a vida de milhares de pessoas. Nesta semana, a unidade ultrapassou a marca de 58 mil atendimentos, entre consultas especializadas e exames de média e alta complexidade. Mais do que números, o feito traduz histórias de cuidado, esperança e acesso à saúde de qualidade.

Marinilde Vieira Lima, 40 anos, moradora de São Domingos do Araguaia, na região de Carajás, encontrou na Policlínica uma referência para o autocuidado. Após realizar uma consulta ginecológica, ela contou pela segunda vez estava na unidade, na primeira, ela acompanhou o marido em atendimento com o dermatologista.

“Se não fosse a Policlínica, eu nem sei como seria para conseguir esse atendimento. Aqui encontrei médicos atenciosos e uma equipe que trata a gente com respeito e carinho. É um serviço que faz a diferença na nossa vida, porque cada vez que venho me sinto acolhida de verdade. Só tenho a agradecer por esse cuidado tão humanizado”, relatou Marinilde.

De abril para cá, a Policlínica realizou 43 mil exames, sendo os mais procurados os laboratoriais e os de imagem, como tomografia computadorizada, raio-x e ultrassonografia. Já as consultas especializadas somaram cerca 15 mil atendimentos, com maior demanda para ortopedia, cardiologia, ginecologia e oftalmologia.

Ávila Suene, 30 anos, moradora de Marabá, na região de Carajás, levou a filha Ana Flávia, 10 anos, para atendimento com o psicólogo do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) da Policlínica. Ela explicou que buscou o serviço porque a menina é muito inteligente, mas apresenta dificuldade de socialização.

“Quero um diagnóstico para entender melhor como posso ajudar minha filha a se desenvolver. Aqui encontrei profissionais que nos acolhem de verdade e me dão esperança de ver a Ana crescer com mais confiança e oportunidades”, contou a mãe.

Serviços:

A Policlínica Carajás reúne um amplo leque de especialidades médicas, garantindo acesso a consultas em áreas como ortopedia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, anestesiologia, hepatologia, infectologia, mastologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e neurologia clínica. Para adultos e crianças, a unidade disponibiliza atendimento em alergologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia e otorrinolaringologia.

Outro destaque é o Natea, voltado ao acompanhamento multiprofissional de crianças com autismo e suas famílias. A Policlínica também oferece exames laboratoriais e de imagem. Entre eles estão colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma, fibronasolaringoscopia, densitometria óssea, teste ergométrico, ressonância magnética, ultrassonografia com doppler, tomografia computadorizada e radiografias.

Para o diretor da Policlínica, Joabe Lopes, os números refletem o compromisso da equipe, mas o verdadeiro destaque está na forma como a unidade tem acolhido a população. “Mais do que consultas e exames, entregamos cuidado. Nosso objetivo é que cada paciente se sinta respeitado e saia daqui com a certeza de que recebeu atenção de qualidade”, afirmou.

Regulação estadual para atendimentos
Os atendimentos da Policlínica são regulados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde em seu município. Após avaliação, o profissional de saúde fornecerá o encaminhamento necessário. Em seguida, o paciente deve apresentar o documento de encaminhamento e seus dados pessoais à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o cadastro e o agendamento no Sistema Estadual de Regulação.

Texto: Secom