Sespa realizará oficina de implementação da Escola de Saúde Pública

Sespa realizará oficina de implementação da Escola de Saúde Pública

19/01/2026 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), irá realizar, entre os dias 21 e 22 de janeiro, a Oficina de Apoio à Institucionalização da Escola de Saúde Pública do Pará, voltada à discussão e à construção coletiva do projeto de implantação da Escola no Estado.

A atividade, que acontecerá no campus do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA, localizado na Avenida Almirante Barroso, em Belém, tem como objetivo subsidiar a definição da missão institucional, das competências, da estrutura organizacional e administrativa, do modelo institucional e de gestão, da infraestrutura educacional, do quadro de pessoal e dos recursos orçamentário-financeiros, dentre outros aspectos estratégicos necessários à consolidação do projeto.

Estão previstos cerca de 30 participantes, incluindo representantes de diferentes áreas técnicas e setores da SES/PA, da Assembleia Legislativa do Estado, da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Cies), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde, dentre outras instituições e instâncias envolvidas no fortalecimento da gestão da educação na saúde no Estado.

Durante a oficina será definido um plano de trabalho com prazos e metas para a criação da escola. Entre as ações previstas, está a elaboração da minuta de projeto de lei, que será submetida às instâncias competentes para aprovação. Além disso, o processo contará com a articulação entre áreas técnicas da secretaria e a assessoria jurídica, garantindo a estruturação adequada da escola.

* Com informações do Conass.