Gestores da Sespa visitam Hemopa e Caps Renascer e Amazônia, em Belém
22/01/2026As visitas institucionais visam acompanhar de perto os serviços oferecidos pelas unidades, alinhar e fortalecer novas ações e priorizar melhorias
Para ampliar os alinhamentos, investimentos e serviços de saúde pública garantidos pelo Governo do Pará, a gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) prossegue o roteiro de visitas às unidades de saúde de Belém. Na última terça-feira (20), gestores da Sespa visitaram a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), para ver de perto o funcionamento da instituição e o andamento das obras do prédio anexo.
Nesta quarta-feira (21), a visita foi aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Renascer e Amazônia, que foram reestruturados, e serão entregues oficialmente ainda em janeiro.
Para o titular da Sespa, Ualame Machado, conhecer as unidades, ouvir os gestores e funcionários que estão vivenciando o dia a dia no local é fundamental para entender os serviços e demandas.
Segundo Ualame Machado, “nosso objetivo é seguir garantindo saúde pública com qualidade para a população paraense. Para isso, precisamos conhecer de perto aquilo que já vem sendo realizado, o que podemos contribuir nesse novo ano, e assim ampliar serviços, para que a população tenha um atendimento cada vez melhor. Nós vamos seguir realizando visitas, ouvindo as demandas e trabalhando para atender à população”.
Durante a visita ao Hemopa, a equipe percorreu as instalações, observou o fluxo de atendimento ao doador (desde a recepção até o final da doação), e a área de atendimento ambulatorial aos pacientes cadastrados, que recebem assistência diária da instituição.
Ampliação da área física – O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a importância da ampliação da estrutura para qualificar ainda mais os serviços prestados. “O novo prédio vai garantir mais conforto, mais espaço e melhor acolhida aos nossos pacientes, além de fortalecer os serviços de hematologia e laboratoriais. Essa obra representa um avanço significativo para o Hemopa e a saúde pública em todo o Estado do Pará”, disse o gestor.
As instalações reestruturadas aprimoram o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial “Renascer”, no Bairro da Pedreira, e “Amazônia”, na Marambaia. Os Caps integram a rede de atenção em saúde mental, e seguem o modelo comunitário e territorial previsto na Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
Saúde mental – A atuação da Sespa busca romper com o modelo hospitalocêntrico, garantindo atendimento próximo à família, no território onde a pessoa vive, a exemplo dos Caps, que garantem acolhimento e atendimento psicológico.
“Nós fomos até os Caps acompanhar as obras que foram realizadas, entender como está sendo feito o atendimento nesses locais e já finalizar os últimos ajustes para que possam estar totalmente à disposição da população. Dentro da premissa de saúde pública, entendemos a importância dos cuidados com a saúde mental e a importância de políticas públicas e investimentos que possam garantir um atendimento qualificado e humanizado à população que precise do atendimento”, acrescentou o secretário Ualame Machado.

Foto: Marcio Santiago







