Semana da Enfermagem do HRPL integra profissionais, usuários e acompanhantes

Semana da Enfermagem do HRPL integra profissionais, usuários e acompanhantes

23/06/2026 Off Por ASCOM

O usuário Ademar Almeida de Andrade em um passeio terapêutico na área externa da unidade

Realizada na semana passada, em diferentes setores do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), a Semana da Enfermagem promoveu uma programação voltada à valorização dos profissionais e ao fortalecimento da assistência prestada aos usuários do serviço. Mais do que uma celebração da categoria, o evento proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências, acolhimento e bem-estar, refletindo diretamente na qualidade, segurança e humanização do cuidado oferecido aos pacientes.

Com o tema “Jornada do Paciente: Técnica, Ética e Governança na Qualidade do Cuidado”, a iniciativa reuniu profissionais de enfermagem, gestores e convidados em atividades voltadas à reflexão sobre o papel da categoria na excelência da assistência hospitalar. Ao longo da programação, foram abordados temas relacionados à ética, inclusão, protagonismo profissional, experiência do paciente e cuidado centrado na pessoa e na família, promovendo discussões sobre os desafios e as responsabilidades da enfermagem na construção de uma assistência segura, qualificada e humanizada.

Para Karla Negrão, diretora assistencial do Regional do Leste, “a Semana da Enfermagem é um momento dedicado à valorização dos profissionais que desempenham papel fundamental na assistência à saúde, fortalecendo a identidade da categoria e reconhecendo sua contribuição para a qualidade do cuidado prestado aos pacientes”.

Ela acrescenta que, mais do que um evento comemorativo, a Semana da Enfermagem consolidou-se como um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do compromisso institucional com a excelência assistencial e a valorização dos profissionais de enfermagem.

Um dos momentos de destaque da semana foi a participação de pacientes em uma mesa-redonda sobre qualidade e humanização, trazendo para o centro do debate a perspectiva de quem vivencia o cuidado na prática. A escuta das experiências dos usuários reforçou a importância de uma assistência cada vez mais sensível, acolhedora e alinhada às necessidades de cada paciente e de seus familiares.

Aprovação – A percepção positiva dos usuários sobre a assistência prestada no HRPL reforça a importância do trabalho desenvolvido pelas equipes de enfermagem. Internado após sofrer um acidente automobilístico, o gari Ademar Almeida de Andrade, de 60 anos, destacou o acolhimento recebido durante sua permanência na unidade.
Segundo ele, desde a chegada ao hospital, o atendimento foi marcado pela atenção e cuidado dos profissionais. “O acolhimento foi muito bom. Me sinto seguro durante o atendimento e, de modo geral, os serviços oferecidos pelo hospital são muito bons”, afirmou.

Ao falar sobre a equipe de enfermagem, Ademar ressaltou a relevância desses profissionais para a recuperação dos pacientes. “O atendimento e o acolhimento são muito bons. São profissionais muito importantes”, declarou.

O Hospital Regional Público do Leste é integrante da rede estadual de saúde do Governo do Pará e é referência para municípios da Região de Integração Rio Capim.

Texto e fotos: Ascom/HRPL.