Secretários da Sespa participam da primeira Assembleia do Conass de 2026
28/01/2026
A Assembleia foi a primeira com a participação do secretário de Saúde do Pará, Ualame Machado
A primeira Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) em 2026 ocorreu nessa quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, e reuniu gestores estaduais de saúde de todo o País para debater estratégias e soluções para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Assembleia foi a primeira com a participação do secretário de Saúde do Pará, Ualame Machado, e do secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Ivison Carvalho.
O Conass é composto pelos secretários de Saúde dos Estados e do Distrito Federal (DF) nas instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão presta assessoramento em assuntos ligados à gestão do SUS; promove capacitação e pesquisas científicas para o aprimoramento do SUS; divulga para a sociedade as posições técnicas e políticas das Secretarias de Saúde dos Estados (SES) e do DF; produz e difunde conhecimento; e incentiva a troca de experiências e de boas práticas.
“As assembleias são essenciais para alinharmos as melhores soluções aos desafios que temos nas secretarias de saúde. Como representante da Sespa, reafirmo que o nosso compromisso é garantir aos paraenses o acesso a uma saúde pública eficiente, com investimentos contínuos que tem fortalecido a rede de atendimento e melhorado a qualidade dos serviços prestados nos últimos sete anos”, destacou o frisou o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado.
Ele destacou ainda que foram discutidos assuntos, como o debate nacional sobre os rumos da saúde digital no SUS, seus desafios e avanços – temática que será abordada no dia 24 de fevereiro, ocasião em que acontecerá o Conass Debate Saúde Digital, no formato híbrido, com a participação presencial de convidados, entre eles gestores, representantes do controle social, profissionais de saúde, integrantes da Câmara Técnica do Conass de Informação e Informática em Saúde, além de autoridades do Ministério da Saúde e de especialistas nacionais e internacionais.
Na ocasião da primeira Assembleia do Conass, Ualame Machado participou do lançamento do livro “Envelhecimento na Lusofonia: Contrastes, Desafios e Políticas Públicas”, que corresponde ao volume 14 da Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (Leiass). A publicação, fruto da parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT), lança luz sobre as complexidades da transição demográfica nos países de língua portuguesa.
Segundo informações do Conass, a publicação reúne reflexões para gestores e profissionais da saúde, abordando desde questões sociodemográficas e o impacto das migrações e do transnacionalismo na vida dos idosos até os desafios impostos pela multimorbidade e pela necessidade de reorganização das Redes de Atenção à Saúde.
Pauta CIT
Também foi debatida na Assembleia a pauta da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CTI), a qual contemplou algumas minutas de Permissão de Trabalho (PT), como as regras de registros de informações de produção dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal, e a pactuação do repasse aos Estados para a estratégia de vacinação de 2026.
A agenda da 1ª Assembleia do Conass foi concluída com uma visita dos participantes ao Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) do Rio de Janeiro. Criado há três anos, é referência no uso da inteligência digital em todo o Brasil e contabiliza serviços, como o monitoramento epidemiológico em todo o Estado do Rio de Janeiro e a agilização do processo de regulação de exames, consultas e procedimentos desde sua criação.
Fotos: Mauricio Bazilio (Ascom/SESRJ)



