Hospital da Mulher realiza mutirão de mamografia para incentivar prevenção ao câncer

Hospital da Mulher realiza mutirão de mamografia para incentivar prevenção ao câncer

05/02/2026 Off Por ASCOM

Ação que atendeu 90 mulheres reforçou a importância do diagnóstico precoce da doença na rede pública estadual

O Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, realizou o primeiro mutirão de mamografia deste ano, nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Mamografia. A iniciativa garantiu o atendimento para 90 mulheres, ampliando o acesso ao exame fundamental ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desde sua entrega pelo governo do Estado, em março de 2025, o Hospital da Mulher do Pará já ultrapassa 4,5 mil exames de mamografia. De acordo com a diretora-geral do HMPA, médica intensivista Nelma Machado, ações como o mutirão reforçam o papel estratégico do Hospital na rede pública de saúde.

O exame deve ser feito por mulheres a partir dos 40 anos ou de acordo com orientação médica

Foto: Divulgação- O exame deve ser feito por mulheres a partir dos 40 anos ou de acordo com orientação médica

“Esse mutirão representa o compromisso do Hospital da Mulher do Pará com a promoção da saúde, a prevenção e o diagnóstico precoce. Cada exame realizado fortalece a nossa atuação na rede estadual e amplia as chances de tratamento eficaz para as mulheres paraenses”, destacou a diretora.

Cuidado – Entre as pacientes atendidas está a aposentada Maristela Martins, 63 anos, que ficou dois anos sem o acompanhamento de rotina. “Eu sempre fiz acompanhamento, principalmente quando descobri que tenho um nódulo mamário, mas em 2024 e 2025 enfrentei algumas circunstâncias difíceis. No ano passado, meu pai adoeceu e não consegui realizar o exame. Mas disse que este ano ia fazer, me organizei, e agora estou aqui para retomar os cuidados com a minha saúde”, relatou.

A diarista Ruth Nunes, 51 anos, moradora do Distrito Industrial, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), também participou da ação e destacou a importância de dar atenção ao corpo. “É uma forma de garantir o cuidado com a gente. Muitas vezes é difícil encontrar tempo para uma consulta ou um exame, mas precisamos nos priorizar”, frisou Ruth.

Foto: Divulgação

Já a professora Lindaci Souza, 61 anos, residente no Bairro Icuí-Guajará, também em Ananindeua, fez a mamografia durante o mutirão e reforçou a relevância da iniciativa para facilitar o acesso ao exame preventivo. “Toda mulher precisa fazer a sua mamografia, porque pode aparecer um nódulo e, às vezes, é pequeno, mas é necessário acompanhar para que não seja tarde. Fazer o exame todo ano é muito importante”, enfatizou a educadora.

Quem pode fazer o exame – A mamografia é indicada, principalmente, para mulheres a partir dos 40 anos ou conforme orientação médica. O exame é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, mesmo antes do surgimento de sintomas. A realização é rápida, com duração média de 10 a 30 minutos, e consiste em registro de imagens das mamas por meio de um equipamento adaptado para capturar imagens dos seios (mamógrafo), permitindo a identificação de alterações ainda em estágios iniciais.

Foto: Divulgação

A esteticista Roseane Pereira, 40 anos, realizou o exame pela primeira vez. Eu senti um incômodo, mas é necessário. Nós precisamos fazer para nos prevenir, para não sentirmos dores muito maiores. Temos que nos importar com a nossa saúde, e ter amor próprio”, disse Roseane.

A ação faz parte das estratégias do HMPA voltadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e à promoção da saúde, ampliando o atendimento às mulheres do Pará e fortalecendo a política de cuidado humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher do Pará a paciente deve primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside. O encaminhamento também pode ser feito por meio de uma Usina da Paz. O HMPA está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, Bairro de São Brás, em Belém.

Tewxto por: Helen Alves (HMPA)