“Bloquinho da Saúde” leva carnaval de música, alegria e fantasias no Regional de Santarém

“Bloquinho da Saúde” leva carnaval de música, alegria e fantasias no Regional de Santarém

17/02/2026 Off Por ASCOM

Pacientes de todas as idades se divertiram com a animação dos colaboradores do HRBA durante quadra carnavalesca

 

Foto: Divulgação

“Quando me falaram que o carnaval vinha aí, eu já sentei logo para esperar porque sabia que é animação para alegrar a gente”
As palavaras do seu Hozanildo Parente Braga, de 59 anos, mostram como estava bom o clima no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Aguardando para a realização de uma cirurgia, o autônomo se divertiu com marchinhas e a magia do carnaval. “Eu já gostei mais de carnaval, mas a idade vai chegando né. A animação foi boa, eu gostei. Estão de parabéns”.

Ele foi um dos pacientes que recebeu a visita de um grupo de acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que realiza o internato na área de cirurgia geral, no HRBA. Com instrumentos musicais, fantasias e muita animação, eles levaram a folia carnavalesca para dentro dos leitos do hospital.

Foto: Divulgação

“Nós pensamos em uma forma de tentar alegrar a vida desses pacientes, mesmo que seja um pouco. Nosso objetivo foi cada vez mais melhorar a saúde deles, levando esse momento de alegria. É algo que nos trouxe muita felicidade, de ver o sorriso no rosto deles”, afirmou o estudante Samuel Amorim.
Bloquinho da Saúde – E a alegria continuou com o Bloquinho da Saúde, formado por colaboradoras de vários setores da unidade. Fantasiadas, elas proporcionaram um momento especial para as crianças internadas na pediatria do HRBA, com muita música, diversão e folia.
Além dos pequenos, os pais também entraram na brincadeira e se divertiram. O seu Nilson Carlos Figueira, 42 anos, é pai do Noah Santos, de apenas 1 ano e seis meses. E os dois curtiram muito o bloquinho. “A gente se animou, ele gostou, né. Isso aí vai muito bem para animar a galera. Uma ação boa. As enfermeiras, técnicas, vieram bem animadas e transmitem isso para as crianças”, aprovou.

Foto: Divulgação

As ações de carnaval são coordenadas pelo setor de humanização do hospital. Além das visitas, também foi realizada uma sessão de fotos com os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediatríca, tudo no clima da folia.
“A gente pensou em um momento de alegria e interação com os pacientes, acompanhantes e colaboradores, no nosso Bloquinho da Saúde. Levamos dança, música, para que os usuários possam se distrair um pouco, proporcionando mais alegria para eles. Isso acaba trazendo um pouco de alívio. É muito bom ver o sorriso deles quando a gente chegou com as músicas, fazendo as fotos. Eles se sentem valorizados mesmo”, destacou a supervisora de humanização do HRBA, Adriele Rabelo.

Foto: Divulgação

“A humanização é um dos pilares do nosso trabalho aqui no Hospital Regional. E se os nossos pacientes não podem cair na folia, por que não trazer essa folia até eles? Os nossos colaboradores estão de parabéns pela iniciativas, de transformar um ambiente hospitalar em um ambiente mais leve, de cuidado e também de alegria”, concluiu o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho.
Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sob administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Gustavo Campos – Ascom HRBA