CIIR fortalece ações comprometidas com o cuidado com o meio ambiente em Belém

CIIR fortalece ações comprometidas com o cuidado com o meio ambiente em Belém

19/11/2025 Off Por ASCOM

Plantação de hortaliças fortalece práticas sustentáveis na comunidade 

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio da Comissão de Sustentabilidade, realizou, nesta semana, mais uma ação da ‘Horta na Comunidade’, projeto que tem como objetivo promover áreas verdes, incentivar o cuidado coletivo e estimular práticas sustentáveis no entorno da instituição.

Durante a ação de educação ambiental, que integra o ‘Canteiro com a Comunidade’ e ocorreu no bairro do Barreiro, em Belém, foram plantadas hortaliças, como manjericão, cheiro-verde, espinafre e jambu, em pneus personalizados pela oficina de Artes Visuais do CIIR. A parceria entre colaboradores e moradores reforça o engajamento comunitário na preservação dos espaços públicos e na conscientização ambiental.

Desde setembro de 2024, quando as atividades passaram a ocorrer na comunidade, os moradores participaram de diferentes iniciativas, como as oficinas de sabão e sabonete ecológicos.

A moradora Francileide Pinheiro: “É importante que todos tenham consciência e ajudem a preservar” 

Os impactos positivos são visíveis ao longo da comunidade onde vive, há 40 anos, a técnica de enfermagem Francileide Pinheiro. Ela relata que o local, às margens do canal São Joaquim, antes era tomado pelo descarte irregular de lixo. “Acompanho e participo das ações da comissão desde o início e, hoje, vejo que esse lugar virou um ponto de convivência, onde idosos se reúnem, descansam e conversam”, contou.

Mesmo com sua rotina, Francileide reserva um tempo para ajudar a manter o espaço organizado, recolhendo lixo e regando as plantas. “É um trabalho de formiguinha, mas é importante que todos tenham consciência e ajudem a preservar. Quando a comunidade abraça, o resultado aparece”, destacou.

Feira sustentável – Além das ações externas, o CIIR promoveu, ainda nesta semana, na instituição, a 11ª edição da Feira Reuse de 2025, iniciativa mensal que envolve usuários, acompanhantes e colaboradores. O objetivo é incentivar a reutilização, a economia circular e o consumo responsável, valorizando práticas sustentáveis dentro da instituição. De janeiro a novembro, 111 empreendedores participaram da feira, comercializando produtos sustentáveis, artesanais, reaproveitados ou de baixo impacto ambiental.

Leonidia Calliari, usuária da Reabilitação Visual, fez compras na feirinha, durante o intervalo do atendimento médico

Entre as visitantes, Leonidia Calliari, usuária da reabilitação visual, aproveitou o intervalo entre atendimentos para conhecer a feira. “Foi muito bom. Verduras orgânicas, roupas boas e bonitas de brechó, atendimento nota 10. Vim para uma consulta, vi a movimentação e me interessei. Comprei duas blusas em bom estado. A feira é uma ótima oportunidade para quem vem se cuidar e encontra utilidades sustentáveis para o dia a dia”, afirmou a dona de casa, que tem baixa visão.

Conexão com a COP30 – As ações desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade ao longo do ano se conectam diretamente com os valores gerados pela COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Belém. A conferência reforça o papel das cidades amazônicas na construção de soluções climáticas e a importância de iniciativas práticas, locais e contínuas, exatamente como as que vêm sendo implementadas no CIIR.

A horta integra o projeto Canteiro com a Comunidade e incentiva práticas sustentáveis e a educação ambiental

Para a presidente da Comissão de Sustentabilidade, Denise Morais, o trabalho desenvolvido pela instituição reforça esse compromisso. Ela destaca as práticas sustentáveis desenvolvidas pelo CIIR ao longo do ano.

“A Feira Reuse incentiva a reutilização e a economia circular, reduz a pressão sobre recursos naturais e diminui a geração de resíduos. Já o Canteiro com a Comunidade promove restauração ecológica, amplia áreas verdes, contribui para a captura de carbono e fortalece a segurança alimentar. Essas ações dialogam diretamente com a COP30, que destaca a necessidade de acelerar iniciativas locais para atingir metas globais.”

A conferência enfatiza a união entre justiça climática, sustentabilidade e participação social. Nesse sentido, as iniciativas do CIIR mostram como instituições públicas podem integrar práticas ambientais ao cuidado em saúde, envolvendo usuários, trabalhadores e moradores do entorno do Centro de Reabilitação.

Referência  – O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.

Texto: Tarcísio Barbosa/CIIR

Fotos: Jackson Lobato/CIIR