
Hospital do Tapajós encerra Agosto Dourado com palestra sobre aleitamento materno
29/08/2025O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, encerrou, na quinta-feira (28), a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação contou com palestras e práticas voltadas para as mães da UTI Neonatal e da Unidade Canguru, reforçando a importância da amamentação exclusiva para o desenvolvimento saudável dos bebês.
Entre as participantes, estava Gabrielle Vitória, de 23 anos, que veio do município de Novo Progresso, na mesma região, para acompanhar o bebê internado na UTI Neonatal. Ela contou que antes acreditava que a fórmula infantil era o melhor recurso para fortalecer seu filho.
“Na palestra eu entendi que o melhor alimento para o meu bebê é o leite materno. Gostei muito da iniciativa, que ajuda não só a gente como mãe, mas também nossos filhos”, afirmou emocionada.
A programação foi conduzida por profissionais do hospital: a supervisora das UTIs infantis, Jocicleia Rodrigues; a técnica de enfermagem da sala de captação de leite materno, Sheila Cristina Batista Silva; e o enfermeiro pediátrico Wewerton Andrade.
Segundo a supervisora Jocicleia Rodrigues, o trabalho educativo fortalece ainda mais a assistência materno-infantil em uma unidade que é referência para toda a região.
“Esse tipo de ação é essencial, especialmente em um hospital polo como o Regional do Tapajós. Levar informação e apoio às mães contribui para salvar vidas e reduzir complicações de saúde a longo prazo”, destacou.
A atividade foi coordenada pela analista de humanização Maria de Lurdes, que ressaltou o compromisso da unidade em oferecer um cuidado integral.
“Momentos como este fazem parte da humanização do atendimento. Não se trata apenas de tratar uma doença, mas de acolher a mãe, orientar e dar suporte para que ela se sinta segura nesse processo tão importante que é a amamentação”, afirmou.
O Hospital Regional do Tapajós é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade integra a rede hospitalar do Governo do Pará, com foco na ampliação do acesso à saúde especializada em regiões estratégicas do Estado, contribuindo para reduzir desigualdades e oferecer atendimento de qualidade mais próximo da população.
Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT