No Carnaval, Centro Integrado de Reabilitação fortalece atividades terapêuticas
18/02/2026O clima de alegria tomou conta do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, com a realização do Bailinho de Carnaval dos grupos de Estimulação Precoce. A programação carnavalesca, voltada aos pais, demais familiares e responsáveis por crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Reabilitação, ocorrerá até quinta-feira (19), nos horários das terapias.
A iniciativa integra o calendário de atividades temáticas, desenvolvido ao longo do ano, para fortalecer o desenvolvimento global das crianças. Além do Carnaval, o grupo promove ações no Dia das Mães, Dia dos Pais, festa junina, Dia das Crianças e Natal, sempre estimulando novas experiências e ampliando vivências, sob a condução de uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a musicoterapeuta Cláudia Silva, do grupo de Estimulação Precoce do CIIR, o bailinho é uma estratégia terapêutica que vai além da comemoração. Ela explica que muitas crianças nunca haviam participado de um baile de Carnaval. “Integraram a programação musicoterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e terapeuta, com a proposta de proporcionar esse primeiro contato em um ambiente seguro e adaptado, favorecendo a interação com outras crianças e o fortalecimento de habilidades importantes”, informa Cláudia Silva.
A profissional ressalta que, durante a atividade, são trabalhados aspectos como comunicação, socialização e interação, fundamentais ao desenvolvimento infantil.
Vivência e pertencimento – Para Kelma Martins, mãe de Kesia Sophia, 2 anos, assistida há um ano, ainda em processo de investigação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a evolução da filha é visível. Ela relata que, nesse período de acompanhamento no Centro, a menina já desenvolveu a fala, a interação e a obediência.
Kesia demonstra entusiasmo ao chegar para as atividades, e já reconhece o caminho da sala. “Participar do Carnaval dentro do CIIR traz mais segurança e tranquilidade para a família, já que o ambiente é preparado para acolher as crianças”, reforça a mãe da menina.
A contadora Carla Creão, mãe de Ângelo, 3 anos, assistido há sete meses, diagnosticado com TEA e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), também destacou a importância da inclusão. Ela conta que o filho nunca havia participado de um momento como esse. “Viver o primeiro Carnaval do filho em um espaço acolhedor, e com profissionais capacitados, trouxe conforto e sensação de pertencimento. O Ângelo conseguiu aproveitar bastante a atividade”, garante Carla.Foto: Divulgação
A programação com o Bailinho de Carnaval dos grupos de Estimulação Precoce começou na sexta-feira (13), reunindo crianças do grupo da tarde, sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis. A atividade reforça o compromisso do CIIR com a inclusão, o acolhimento e o desenvolvimento infantil, promovendo experiências que estimulam habilidades e fortalecem vínculos familiares.
Referência – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade à Pessoa com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, bairro Val-de-Cans, em Belém.








