Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo realiza mais de 6 mil cirurgias em Belém desde 2024
09/02/2026Hospital está localizado estrategicamente em área de integração entre distritos e municípios da região metropolitana, facilitando o acesso à assistência cirúrgica para mais de 3 milhões de habitantes
O governo do Pará segue ampliando os serviços cirúrgicos da rede estadual de saúde, com o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, localizado estrategicamente em área de integração entre distritos e municípios que compõe a região metropolitana, composta por mais de 3 milhões de habitantes, facilitando o acesso à assistência cirúrgica por essa população, garantindo mais de 6 mil cirurgias desde o início dos serviços em 2024.
Com a implantação e ampliação dos serviços de Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica e Cirurgia Vascular, houve uma expansão da assistência cirúrgica, que estruturados e consolidados, realizaram mais de 6 mil cirurgias, com destaque para o Serviço de Cirurgia Geral, que registou 3.477 atendimentos, contabilizando mais de 50% do valor total de procedimentos.
Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, a ampliação dos serviços cirúrgicos é fundamental para que a assistência em saúde alcance outros públicos que necessitem de procedimentos. “Melhor do que garantir a ampliação dos serviços, é fornecê-los com humanização e qualidade a todos que precisam. Foram mais de 6 mil cirurgias realizadas, e mais do que números, são vidas que receberam o serviço de saúde necessário. Portanto, seguiremos trabalhando para garantir a expansão e melhoria dos serviços de saúde na região metropolitana e em todas as outras regiões do Pará”, afirmou.
De acordo com o coordenador do Serviço de Cirurgia Geral (SCG) do PSRM, cirurgião geral Anderson Queiroz, os resultados são o reflexo de um caminho promissor, trilhado com a proposta de tratar a saúde do Pará com mais responsabilidade, eficiência e humanidade. “Coordenar um Serviço de Cirurgia que realizou mais de 50% de todos os procedimentos cirúrgicos do hospital até aqui, é motivo de satisfação, mas principalmente de compromisso com a melhoria contínua da assistência prestada à população de Belém, da região metropolitana e de todo o Pará”, pontua o especialista.
O cirurgião destaca que “o número expressivo é fruto do trabalho de toda a equipe envolvida na realização das cirurgias, que é essencial para o funcionamento seguro e eficiente dos serviços, além de todos os setores de apoio do hospital. Faço questão de reconhecer também o suporte constante das diretorias, que estão sempre presentes para enfrentar conosco os desafios do dia a dia e viabilizar as melhorias necessárias”, reconhece o coordenador do SCG.
Vanguardista em procedimentos cirúrgicos na rede estadual de urgência e emergência
Com a implantação de serviços cirúrgicos como o de Cirurgia Bucomaxilofacial, o PSRM passou a atender casos graves de infecções nas estruturas orofaciais e na cavidade bucal. Uma das primeiras intervenções da especialidade foi uma cirurgia bucomaxilofacial pediátrica inédita em hospital público de urgência na capital. O paciente, Warlem Kailson da Silva Oliveira, de 10 anos, morador de Bragança, foi internado com uma infecção severa causada por um abscesso dentário.
A mãe do menino, Marcilene da Silva, relatou a gravidade da situação e elogiou o atendimento. “Meu filho chegou com o rosto inchado, muita febre e a infecção se espalhando. Após a cirurgia, tudo mudou. Sou grata a Deus e aos profissionais do hospital, que salvaram a vida do meu filho com um atendimento humanizado e de qualidade”, afirma a Marcilene.
O Serviço de Cirurgia Torácica (SCT) também é responsável por manter o PSRM exclusivo entre hospitais de urgência e emergência da rede pública em Belém, com a realização da decorticação pulmonar, cirurgia indicada para doenças como a pneumonia, um dos casos de saúde que mais demandam esse tipo de cirurgia torácica no PSRM. Por meio da videotoracoscopia, a equipe do SCT torna a decorticação pulmonar menos invasiva, o que acelera a recuperação do paciente, impactando na redução do tempo de internação.
Coordenador do SCT, o cirurgião torácico Luiz Arraes explica a importância do procedimento. “Se não tratada corretamente a pneumonia, desde o início do diagnóstico, por exemplo, com o passar do tempo o pulmão fica todo fechado, e cria-se um revestimento em cima dele por conta do processo infeccioso e inflamatório, que mesmo tirando o líquido, não consegue ter a expansão do pulmão sozinho. Por isso, é necessário tirar essa camada; quando é retirada, o pulmão normaliza”, diz o especialista.
Cirurgias minimamente invasivas
Com a expansão dos serviços cirúrgicos, os procedimentos minimamente invasivos têm sido um dos pilares do avanço na qualificação dos serviços cirúrgicos no PSRM. Com isso, a unidade de saúde, administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vem proporcionando maior segurança ao paciente e menor tempo de internação.
Segundo o enfermeiro coordenador do Centro Cirúrgico do PSRM, Paulo Rodrigo Andrade, “com a consolidação dos serviços cirúrgicos, houve um grande avanço na oferta de cirurgias, incluindo as minimamente invasivas. “O método minimamente invasivo proporciona mais segurança, menos complicação no pós-operatório e maior acesso da população, com a maior rotatividade dos leitos”, garante o coordenador.
Priscila Gomes de Lima Mágulas, 32, moradora do bairro do Tapanã, foi submetida a colecistectomia feita com videolaparoscopia. “Fiquei muito aliviada quando eu soube que a minha cirurgia seria feita por vídeo, e assim que soube, agradeci muito a Deus por esse privilégio. Preciso dizer também, que o atendimento no Pronto-Socorro foi melhor do que esperava: cheguei com muita dor, nem sabia que tinha pedra na vesícula, mas o médico que me atendeu suspeitou e solicitou exames, e fui internada assim que saíram os resultados. Meu pós-cirúrgico está sendo maravilhoso, e eu estou muito grata a Deus por ter me levado ao lugar certo pra resolver tudo isso. Fui muito bem acolhida por todos, e por isso, quero deixar meu muito obrigada de coração a vocês”, relata a paciente.
Referência em atendimento cirúrgico
De acordo com o diretor técnico do PSRM, médico especialista em Medicina Interna, Fábio Sampaio, o PSRM já se tornou uma referência cirúrgica na rede pública estadual, e mais que estatística, os números relacionados aos serviços cirúrgicos são um reflexo do compromisso da equipe do PSRM com saúde pública resolutiva, acessível e humanizada.
“Algumas cirurgias são feitas exclusivamente na nossa unidade de saúde, como as bucomaxilofaciais, por exemplo, que atendem uma carência histórica dentro da saúde da população do Estado. Não posso deixar de citar também, que fazemos cirurgias e exames diagnósticos realizados via videolaparoscopia, e isso acaba sendo um ganho para a população, visto que esse recurso é inédito dentro da capital. Então, ter um Pronto-Socorro que oferta esse tipo de cirurgia é sem dúvida um ganho significativo para a população e para a saúde pública no Pará”, destaca o diretor da área médica do PSRM.
Atendimento ágil que salva vidas
Exemplo da eficiência do atendimento, o caso de Raimundo dos Santos Carneiro, de 57 anos, morador de Moju, mostra que a qualificação dos serviços aliada à equipe capacitada tem salvado muitas vidas no Pronto-Socorro. O paciente passou por uma apendicectomia de urgência no Pronto-Socorro. Ele elogiou a rapidez do atendimento: “Cheguei com fortes dores e fui operado rapidamente. Isso salvou minha vida. O atendimento foi excelente”, disse.
O diretor-geral do PSRM, Carlos Ribeiro, destacou o papel estratégico do hospital com os serviços cirúrgicos, altamente estruturados para atender a demanda de urgência e emergência do público elegível ao perfil assistencial da unidade de saúde. “O PSRM é um instrumento essencial do Governo do Pará para manutenção da saúde e qualidade de vida, por meio do acesso aos serviços cirúrgicos, e isso é motivo de satisfação, que nos fortalece a continuar investindo em melhorias da qualidade dos nossos serviços, visando sempre o melhor atendimento às demandas de saúde da população assistida no PSRM”, conclui o gestor.
Serviço: O PSRM está localizado na Avenida Augusto Montenegro, bairro do Benguí. A unidade é referência em atendimento de urgência e emergência clínicas, funcionando 24 horas e atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, feitas via videolaparoscopia.
Texto por: Por Joelza Silva (PSRM)








