Saúde e sustentabilidade: Hospital Jean Bitar se antecipa aos desafios da crise climática
17/11/2025
Giovani Merenda, diretor Executivo do HJB
Em meio à COP30, realizada em Belém, o Hospital Jean Bitar (HJB) se destaca por integrar a sustentabilidade à sua missão de cuidar da saúde. Em artigo publicado, o diretor executivo e gestor hospitalar Giovani Merenda defende que as instituições de saúde devem assumir uma “responsabilidade preventiva” diante dos impactos climáticos sobre o direito à saúde, conceito que ele denomina de Direito Médico Preventivo.
Seguindo essa visão, o HJB tem investido em ações concretas para reduzir impactos ambientais e fortalecer sua capacidade de resposta frente às mudanças do clima. Entre as iniciativas estão o gerenciamento adequado de resíduos hospitalares, o uso racional de água e energia, a modernização dos sistemas de iluminação e climatização e a conscientização dos colaboradores sobre práticas sustentáveis.

Comissão de Sustentabilidade do HJB promove ação de educação ambiental em escola estadual
Essas medidas reforçam o compromisso do hospital com a prevenção, não apenas de doenças, mas também de riscos ambientais que afetam diretamente a saúde da população. Em uma região como a Amazônia, onde o aumento da temperatura e a proliferação de vetores de doenças são desafios reais, a atuação do HJB torna-se exemplo de adaptação e responsabilidade social.
“Quando cuidamos do meio ambiente, estamos cuidando da saúde das pessoas. A sustentabilidade é uma extensão do nosso compromisso com a vida, ela faz parte da nossa prática diária e da forma como enxergamos o futuro da saúde na Amazônia”, destaca o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda.
Para o hospital, cuidar do planeta é também cuidar das pessoas. Nesse sentido, o Jean Bitar se posiciona como uma instituição pioneira na integração entre saúde, sustentabilidade e cidadania, um modelo de hospital que se prepara hoje para garantir o direito à vida e ao bem-estar das futuras gerações.

João Rodrigues Araújo
O aposentado João Rodrigues Araújo, 77 anos, morador de Belém, que acompanha a esposa em tratamento no HJB, ressaltou a importância de um hospital comprometido com o meio ambiente:
“O atendimento aqui é excelente, minha esposa faz tratamento há bastante tempo e sempre somos bem acolhidos. Saber que o hospital também se preocupa com o meio ambiente, com a reciclagem e em não poluir, deixa a gente ainda mais confiante no trabalho que fazem”, contou João.
De janeiro a outubro deste ano, a unidade totalizou 424.423 atendimentos considerados mais relevantes, mantendo o índice de satisfação dos usuários acima de 90% no último mês. Entre os principais serviços prestados no período, destacam-se 60.203 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 2.738 internações, 3.193 cirurgias, 348.540 exames gerais e 9.749 sessões multiprofissionais.
Serviço: O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. O artigo pode ser acessado, aqui.
Texto: Marcelo Zeno/HJB
Fotos:Divulgação


