Sespa leva vacinação e material de prevenção a ISTs a locais de folia

Sespa leva vacinação e material de prevenção a ISTs a locais de folia

15/02/2026 Off Por ASCOM

Equipes orientam sobre prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV e hepatites virais, distribuem preservativos e materiais educativos

Ação educativa começa na entrada do município

Ação educativa começa na entrada do município

Foliões já aproveitam o Carnaval com fantasias, abadás e adereços, em várias regiões do Pará. Para garantir uma festa segura, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, garante ações de orientação; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites virais; distribuição de preservativos e materiais educativos nos principais destinos turísticos do Estado, e ainda imunização contra Influenza, ao grupo prioritário, e Covid-19. As ações iniciaram no sábado (14) e prosseguem até a próxima terça-feira (17).

As equipes da Sespa reforçam as ações em atuação integrada junto a equipes de saúde dos municípios e do Centro Regionais de Saúde. Entre as localidades que recebem as ações estão: Vigia de Nazaré, Bragança, Abaetetuba, Curuçá, Salinópolis e Cametá.

Foto: Divulgação

O titular da Sespa, Ualame Machado, reforçou a importância da intensificação de ações de prevenção em períodos festivos, como o Carnaval, mas também em todas as épocas do ano.
“Estamos com equipes em municípios com o maior fluxo de foliões nesse período do ano, levando orientação, conscientização, ofertando preservativos e todas as formas de prevenção, que são gratuitas na rede publica de saúde, para garantir que todos possam aproveitar a festa prevenidos contra ISTs. Além de termos reforçado a imunização no período pré-Carnaval, sempre reforçando a importância da vacinação. Portanto, se você é folião, aproveite, mas de forma orientada e segura”, reiterou Ualame Machado.

Antes, durante e depois – Para Rosiana Nobre, diretora de Vigilância e Saúde da Sespa, houve necessidade reforçar ações de vigilância em várias localidades que, nessa época, recebem um grande fluxo de pessoas. “Diante da grande movimentação nesse locais, a campanha de Carnaval da Sespa reforça o uso de camisinha e a prevenção de doenças, assim como chama a atenção de jovens e adultos para a proteção antes, durante e depois da folia, para que todos tenham um Carnaval seguro, com saúde e alegria. Para isso, a Sespa está com equipes em várias cidades, fazendo a distribuição de preservativos e garantindo a orientação necessária a todos”, ressaltou a diretora.

A Sespa disponibiliza 815 mil preservativos, entre femininos e masculinos, 50 mil unidades de gel lubrificante e mais de 3 mil folders educativos, reforçando a importância da prevenção e promoção de saúde no Pará.

Foto: Divulgação

Em Vigia de Nazaré, um dos municípios mais procurados pelos foliões no nordeste paraense, a Sespa realiza ação integrada com profissionais de saúde do município e do 2º Centro Regional de Saúde A equipe entrega preservativos e orienta sobre prevenção, em pontos estratégicos, como o pórtico da cidade, corredor da folia e tendas que abrigam profissionais de saúde.

Conhecimento – A iniciativa ganhou o apoio de Laura Pereira, moradora de Belém, que há três anos aproveita a folia em Vigia. “Nós estávamos chegando na cidade, no sábado, e já recebemos orientações e materiais no pórtico de entrada da cidade. Isso, para nós, não é motivo de vergonha ou tabu, como muitos levam ainda. É reconhecer a importância de ter conhecimento sobre os meios de se preservar e evitar qualquer infecção ou doença futuramente. Só tenho a agradecer, inclusive por disponibilizarem preservativos gratuitamente”, disse a estudante de Administração.

Foto: Divulgação

Em Bragança, na mesma região, as equipes distribuem preservativos e orientam sobre a importância do uso para prevenção das ISTs. As ações ocorrem na Praça de Eventos e no Mercado Municipal, por onde um grande número de foliões passa nos blocos. No município, as ações são realizadas em parceria com o 4º Centro Regional de Saúde.

No município de Salinópolis, também no Nordeste do Pará, o trabalho da equipe de saúde é intensificado nas principais vias da cidade, nos mercados Bom Jesus e no Porto Grande, pela manhã. À noite, na avenida onde ocorre a programação carnavalesca.

Em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, as ações de distribuição de material e orientações educativas são realizadas na concentração dos blocos, entre 18h e 22h, em conjunto com o 6º Centro Regional de Saúde e Secretar Municipal de Saúde.

Momento para colocar a vacinação em dia

Momento para colocar a vacinação em dia-Foto: Divulgação

Imunização – Segundo a Coordenação de Imunização de Cametá, também no Baixo Tocantins, para garantir maior adesão à vacinação, durante toda a semana que antecedeu o Carnaval foi reforçada a imunização – principalmente as vacinas contra Influenza e Covid 19 – em bairros estratégicos, devido ao grande fluxo de foliões que chegam à cidade nesse período. A estimativa é que tenham sido aplicadas mais de 600 doses, entre Influenza, Covid, febre amarela e tríplice viral.

Em Curuçá foram realizados três dias de imunização pré-Carnaval, quando foram aplicadas 385 doces de vacinas, reforçando a importância da atualização da carteira vacinal. Para quem ainda precisa se vacinar, a imunização continua disponível no hospital municipal.

Em Abaetetuba, houve vacinação no Terminal Rodoviário do município, no último sábado (14), totalizando 50 atendimentos e 30 doses de vacina aplicadas.

As ações da Sespa prosseguem até a próxima terça-feira (17) nos municípios do interior do Estado. Na capital, novas ações serão realizadas nos próximos finais de semana, durante o desfile das escolas de samba na Aldeia Amazônica.

Texto: Roberta Meireles (SESPA)