Sespa promove I Jornada Técnica de monitoramento de contratos hospitalares

Sespa promove I Jornada Técnica de monitoramento de contratos hospitalares

29/09/2025 Off Por ASCOM

Jornada mobiliza gestores de hospitais em programação com palestras, mesas-redondas e oficinas

Em Belém, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) iniciou, nesta segunda-feira (29), no auditório do nível central, a I Jornada Técnica de Monitoramento e Avaliação à Contratualização, com o tema “Gestão que Constrói Resultados: Caminhos para Efetivação da Qualidade na Saúde”. O evento, realizado pelo Departamento de Análise e Serviços (DAS/DDASS), segue até esta terça-feira (30), reunindo gestores de hospitais contratualizados e membros das Comissões de Acompanhamento da Contratualização (CACs).

O objetivo principal da Jornada é capacitar e engajar os participantes no aprimoramento do uso de indicadores, e na análise de desempenho e cumprimento das metas pactuadas pelos hospitais, promovendo melhoria contínua nos contratos hospitalares. A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e dinâmicas de interação.

Na abertura, a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, destacou a importância do processo para garantir qualidade e eficiência no SUS. “Estamos trabalhando para que cada contrato firmado pela Sespa seja mais do que um instrumento burocrático. Queremos que ele se torne uma ferramenta de gestão, que assegure qualidade, eficiência e compromisso com a saúde da população. O fortalecimento da contratualização é estratégico porque permite acompanhar resultados, corrigir falhas e garantir que os recursos sejam aplicados de forma transparente e efetiva”, afirmou.

Diretor do Departamento de Análises e Serviços, Flávio Reis: “O objetivo (da Jornada) é transformar teoria em prática”.

O diretor do Departamento de Análises e Serviços, Flávio Reis, ressaltou que a Jornada tem caráter prático e voltado para resultados. “O objetivo é transformar teoria em prática. Cada hospital contratualizado sai daqui com ferramentas claras para melhorar a gestão, desde o registro correto de informações até o fortalecimento das comissões internas de avaliação. Esse aprendizado se converte em mais previsibilidade e, sobretudo, em melhores condições de atendimento para a população”, pontuou.

A secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Heloisa Guimarães, reforçou o compromisso da Sespa com a qualidade da assistência. “Temos a responsabilidade de entregar o melhor de nós todos os dias, porque a expectativa da população paraense sobre o nosso trabalho é muito grande. Precisamos honrar cada contrato com esforço e dedicação, para que as metas físicas, quantitativas e qualitativas sejam alcançadas e, assim, possamos minimizar a dor de quem precisa do SUS”, disse.

Já a diretora de Desenvolvimento de Redes Assistenciais do DDASS, Christielaine Zaninotto, enfatizou a aproximação entre gestão e unidades de saúde. “Esse momento é um marco. Temos aqui a oportunidade de interação entre a Sespa e as unidades contratualizadas, fortalecendo vínculos e construindo soluções conjuntas para o sistema de saúde”, afirmou.
Representando a diretoria do DDASS, Brena Bentes destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da rede.

“É um momento de ganho científico e de troca de informações. Aproveitem para tirar todas as dúvidas, porque esse espaço é de grande valia para que o SUS aconteça de forma cada vez mais correta e efetiva”, ressaltou.

A Jornada conta com atividades voltadas ao alinhamento técnico das análises e prestação de contas, valorização das comissões de acompanhamento e fortalecimento da contratualização como instrumento de gestão hospitalar. A programação segue até esta terça-feira (30) com palestras, oficinas e orientações práticas para os participantes.

Texto: Giullianne Dias (SESPA)