
Campanha leva cuidado e solidariedade a pacientes oncológicas em Marabá
07/10/2025O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, iniciou a campanha “Lenços de Afeto”, que segue até 20 de outubro, convidando a sociedade a espalhar afeto com a doação de lenços de cabeça para mulheres em tratamento quimioterápico na instituição. A ação busca acolher as pacientes que, mesmo enfrentando a perda dos cabelos, seguem firmes, com bravura e determinação.
Aline Oliveira, 37 anos, moradora de Marabá, na região de Carajás, paciente oncológica que realiza tratamento quimioterápico no hospital, destaca a importância da campanha. “A campanha mostra que o cuidado vai além do tratamento. É um gesto de carinho que fortalece a gente e faz sentir que não estamos sozinhas nessa caminhada”, ressaltou.
Cleonildes Menezes, 39 anos, também de Marabá, em atendimento no Setor de Oncologia, reforça o significado da campanha. “É bonito ver pessoas se unindo por uma causa tão sensível. O lenço se tornou um símbolo de apoio e esperança para nós mulheres, mostrando que há empatia e solidariedade por trás de cada doação”, afirmou.
Segundo a enfermeira Poliana Barbosa, responsável pelo Setor de Oncologia, a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais marcantes do tratamento quimioterápico, e pode afetar a autoestima das pacientes, por isso, gestos como esse fazem toda diferença.
“É um processo difícil, que vai além da aparência física, mexe com a identidade, com a forma como a mulher se vê e se apresenta ao mundo”, explicou. “Por isso, ações como essa têm um impacto muito grande. O lenço traz conforto, acolhimento e ajuda a resgatar a confiança de quem está enfrentando uma fase delicada da vida”, destacou Poliana.
Doação – Os interessados em participar da campanha, podem deixar sua doação na portaria da instituição em qualquer dia e horário, até 20 de outubro. A unidade do Governo do Pará fica localizada na Rodovia PA-150, altura do km 07, s/n, Nova Marabá, Marabá.
Símbolo de coragem – No Hospital Regional de Marabá, a campanha é promovida pelo Serviço de Humanização, que visa transformar gestos simples em experiências de acolhimento. A iniciativa “Lenços de Afeto”, é uma oportunidade de fortalecer o bem-estar emocional e a autoestima das mulheres em tratamento oncológico na unidade.
Para Daiane Uszynski, analista de Humanização da instituição, o lenço vai muito além de um acessório estético, ele carrega um profundo significado de empatia e apoio. “O lenço representa o acolhimento. Cada mulher que o recebe se sente lembrada, reconhecida e amparada”, explicou. “Ele se transforma em um símbolo de coragem, de quem enfrenta o câncer com força e esperança, encontrando beleza mesmo nos dias difíceis”, destacou.
Ainda de acordo com a profissional, além da campanha diversas ações ao longo do ano são realizadas para apoiar as mulheres em tratamento. “Já realizamos esse ano a entrega de perucas e atividades estéticas, como oficinas de automaquiagem e cuidados com a pele, voltadas especialmente para as pacientes que enfrentam a quimioterapia”, enfatizou.
A campanha integra a programação do Outubro Rosa promovida pelo hospital, que ao longo do mês realizará ações de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento do câncer de mama. As atividades incluem palestras educativas, rodas de conversa e momentos de cuidado voltados tanto às pacientes quanto aos colaboradores da unidade.
Referência oncológica – O Serviço de Oncologia da unidade do Governo do Pará oferece atendimento especializado em oncologia clínica, mastologia, cirurgia oncológica e ginecologia oncológica. A estrutura conta com 10 poltronas para sessões de quimioterapia, 20 leitos clínicos para internação e centro cirúrgico preparado para procedimentos oncológicos, garantindo atendimento seguro e de qualidade em todas as etapas do tratamento.
Inaugurado ano passado pelo governador Helder Barbalho, o Serviço de Oncologia do Hospital Regional já soma números expressivos em pouco mais de um ano de funcionamento. De abril de 2024 até setembro de 2025, foram realizados 8.351 atendimentos oncológicos, incluindo 5.227 consultas, 1.801 sessões de quimioterapia e 1.323 cirurgias e procedimentos.
Perfil – Com atendimento 100% pelo SUS, O Hospital Regional do Sudeste do Pará, gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 de UTI (Adulto, Pediátrica e Neonatal), e é referência regional em média e alta complexidade, oferecendo serviços especializados em Hemodiálise, Hemodinâmica e Oncologia.
Texto: Ederson Oliveira (HRSP)