LACEN – Histórico

       

     O Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN-PA) iniciou suas atividades na década de 1960, nas dependências do Palácio do Governo do Estado Lauro Sodré, sito Rua Tomásia Perdigão, bairro do Comércio. Por volta de 1968, foi transferido para a Praça da Bandeira, prédio anexo ao Colégio Estadual de Ensino Médio “Paes de Carvalho”, bairro do Comércio. Ao final de 1989, mudou para Av. Alcindo Cacela n° 1966, bairro de Nazaré. A expansão, o redirecionamento das atividades laboratoriais e a localização em área residencial, próximo ao Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, fez fortalecer a proposta de construção de um novo laboratório com participação efetiva do corpo técnico, por isso hoje, o Laboratório Central está situado na Rodovia Augusto Montenegro, 524 – Parque Guajará, com 6.125 m2 de área construída. O LACEN-PA integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública/SISLAB, instituído pela Portaria Ministerial nº 2.031/GM de 23.09.2004, em consonância ao disposto na Lei nº 8.080 de 19.09.90, Art. 16. Em 12 de novembro de 1990 foi estabelecido, no nível de execução, como Unidade de Referência Laboratorial pelo regimento interno da SESPA, DOE nº 26.844 e na composição organizacional, através da Lei Estadual nº 5.838 de 22 de março de 1994, a qual instituiu a composição organizacional da SESPA e atualmente, está vinculado à Diretoria Técnica, subordinada hierarquicamente à Secretaria de Saúde Pública.

Missão, Visão e Valores

      O LACEN-PA tem:

      A MISSÃO de prestar atendimento laboratorial, científico e tecnológico, como referência estadual, à Vigilância em Saúde, garantindo qualidade nos serviços oferecidos a sociedade.

Como VISÃO de futuro: ser referência regional em Laboratório de Saúde Pública com reconhecimento Nacional.

    Como VALORES institucionais: dedicação, ética, respeito, competência, humanização, trabalho em equipe, reconhecimento, qualidade, responsabilidade, comprometimento, transparência e postura profissional.