CIEVS

CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E RESPOSTA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CIEVS

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Pará (CIEVS/PA) é uma unidade componente da Rede Nacional de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública, tendo como objetivo detectar,  monitorar e coordenar a resposta às emergências em saúde pública.
Portanto, CIEVS/PA atua nos eventos capazes de constituir ameaça à saúde pública, como doenças de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de eventos de massa.

Atuação do CIEVS

Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (91 4006-4812), eletrônica (e-mail: cievs@sespa.pa.gov.br) e mineração de informações nos principais meios de comunicação.
Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às  emergências epidemiológicas.
Fortalecer a articulação entre a Vigilância em Saúde/SESPA, áreas técnicas, e outros órgãos e/ou instituições, para o desencadeamento de resposta às emergências epidemiológicas.
Monitorar e avaliar a implementação dos planos de respostas às emergências epidemiológicas, para os eventos de relevância nacional e estadual, pela análise do Sinan Surtos e dos instrumentos de avaliação desenvolvidos pelo CIEVS/PA.
Disponibilizar às áreas técnicas da Diretoria de Vigilância em Saúde a estrutura física e tecnologia da informação, para a análise de situação de saúde dos programas prioritários da SVS/MS.