Hospital Materno-Infantil de Barcarena promove aula aberta sobre chocolate

Mães de bebês internados aprenderam muitas coisas sobre chocolate

As mães que acompanham bebês prematuros internados nas unidades intensivas do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) quebraram a rotina na última quarta-feira (07), quando é celebrado o Dia Mundial do Chocolate.

Durante a tarde, elas aprenderam sobre a origem do chocolate, os processos industriais de fabricação, a transformação em doce, variedades, diferentes porcentagens de cacau e os benefícios do consumo para saúde.

“Além do momento de descontração, o aprendizado da aula pode ser aproveitado em casa, na elaboração de receitas e até mesmo em uma atividade de renda extra, com a venda de produtos”, pontua Danielly Souza, nutricionista do HMIB.

Para Valdira Barbosa, de 22 anos, que acompanha o pequeno Enzo Gabriel, internado no HMIB, a ação foi reconfortante. “Onde eu moro, em Abaetetuba, há plantações e feiras com o cacau e eu sempre bebi o suco, mas não sabia que era simples criar o chocolate a partir das sementes. Agora, com o jeito certo, eu posso fazer em casa”, comenta a dona de casa.

Danielly Souza, nutricionista do HMIB

A nutricionista da unidade ressalta que a ação faz parte de uma abordagem humanizada. “Temos mães que estão há meses conosco, acompanhando a evolução de seus bebês. A aula aberta vem justamente para modificar a rotina hospitalar, que pode ser pesada e cansativa. Além de trabalhar orientações em saúde e conhecimento sobre o tema, elas têm um momento de lazer e descontração”, diz.

O chocolate, se consumido em quantidade adequada, é benéfico para a saúde, já que possui antioxidantes, ajuda no bem-estar emocional, fornece energia e auxilia o sistema circulatório. No entanto, a profissional alerta para os riscos do consumo exagerado, já que alguns tipos são ricos em açúcar, podendo desencadear outros problemas de saúde, como diabetes.

“Cada tipo de chocolate apresenta porcentagens diferentes de açúcar. Por exemplo, o ao leite possui 60%; o branco, 59,4%; e o meio amargo, 51,4%. Por isso, é importante ter cuidado no consumo e estar atento às informações nutricionais de cada um. O recomendado é comer apenas 30g por dia para aproveitar os benefícios”, pontua.

Benefícios:

Chocolate tem inúmeros benefícios para o organismo humanos

Feniletilamina- É um estimulante muito parecido com outros produzidos naturalmente pelo organismo, a dopamina e a epinefrina, que estão relacionados ao bem-estar.

Polifenóis- Eles atuam como antioxidantes, inibindo a ação dos radicais livres e combatendo o envelhecimento das células. Funcionam como protetores das artérias e melhoram a circulação do sangue.

Cafeína- É um estimulante do sistema nervoso que dá a sensação de recuperação de energia. Ajuda também a melhorar a atenção e a concentração.

Ferro- Mineral essencial na formação das hemácias, células vermelhas do sangue. Ele atua também no transporte e no armazenamento de oxigênio nos tecidos e para o metabolismo de energia.

Empreendedorismo – Além da aula aberta, recentemente, a unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, promoveu uma oficina com as mães para a produção de ovos de Páscoa e orientações educacionais sobre planejamento financeiro, empreendedorismo e manejo do chocolate. Por meio da oficina, as mães entenderam, na prática, como iniciar o próprio negócio com o uso do chocolate.

Inaugurado em 2018, o Materno-Infantil de Barcarena realiza atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atuando como referência no atendimento materno-infantil de alta e média complexidade para o Baixo Tocantins. Em dois anos de funcionamento a unidade já realizou mais de 3,5 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Adrielle Lopes de Souza/HMIB

Fotos: Ascom/HMIB

Você pode gostar...