100% das mulheres custodiadas estão vacinadas contra Covid-19 no Pará

100% das mulheres custodiadas estão vacinadas contra Covid-19 no Pará

22/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Mulheres privadas de liberdade recebem vacina contra Covid-19

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), tem avançado na campanha de vacinação dentro do sistema penitenciário, garantindo a saúde dos servidores do sistema e dos internos em custódia. Ao todo, 100% das mulheres privadas de liberdade estão vacinadas, o que engloba a Unidade Materna Infantil (UMI), Em Ananindeua, e os Centros de Reeducação Feminino de Ananindeua, Marabá e Santarém.

As doses são entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que distribui para as secretarias municipais e por fim disponibiliza para as casas penais. A campanha de vacinação vem sendo realizada em todas as casas penais do Estado. Ao todo, 83% da população carcerária paraense já recebeu a primeira dose de imunizante contra a Covid-19.

As medidas para conter os casos da doença no sistema penitenciário vêm sendo efetivadas pela Secretaria desde o início da pandemia, através do Plano de Contingência em Combate à Covid-19, criado pela Seap, com apoio da Sespa. O Plano implantou uma série de medidas de precaução nas unidades penais, evitando um colapso sanitário dentro do ambiente prisional por meio de distribuição de luvas, álcool em gel, criação de salas de atendimentos voltados a casos de Covid-19, que funcionam 24h por dia ao atendimento de custodiados.

Junto ao Plano, a campanha de vacinação tem sido fundamental para que os colaboradores e os internos estejam protegidos contra o vírus e possam permanecer em segurança. Tais medidas garantiram zero óbitos de pessoas privadas de liberdade no Pará, decorrente do coronavírus.

Texto: Vanessa Van Rooijen/Seap