Sespa alerta sobre cuidados com a saúde do homem durante o “Novembro Azul”

Sespa alerta sobre cuidados com a saúde do homem durante o “Novembro Azul”

28/10/2022 Off Por Mozart Lira

Com o slogan “Te cuida, maninho”, a campanha “Novembro Azul” deste ano traz à tona mensagens de conscientização sobre a prevenção e a promoção dos cuidados integrais com a saúde do homem, visando reverter estatísticas que apontam a indiferença masculina em relação à prevenção de doenças e, ao mesmo tempo, a mortalidade por agravos que poderiam ser evitados.

Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a campanha deste ano, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai abordar a saúde masculina de forma integral, não se restringindo apenas à prevenção do câncer de próstata e sim abordando temas, como a a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado, a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a preparação para o exercício da paternidade responsável, saúde mental e a redução de violência doméstica.

Para o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim, o slogan adotado para a campanha deste ano é uma forma de reforçar a importância de considerar as especificidades regionais no processo de expansão da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Pará. “O intuito é, por meio de ações educativas, promover o autocuidado como forma de reduzir as elevadas taxas de morbimortalidade masculina. O câncer de próstata, alvo de muitas dúvidas e de interesse da sociedade como um todo, poderá ser discorrido, mas juntamente com outros temas de igual importância”, explica.

Várias ações da Sespa serão realizadas ao longo de novembro com foco na população masculina. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa).

Para o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, novembro é o mês em que os profissionais de saúde devem reforçar as estratégias de convencimento, a fim de explicar aos homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada. “A prevenção e a importância do cuidado com sua própria saúde devem ser de novembro a novembro”, destaca.

Programação – Ao longo do mês, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; oficinas nos Centros Regionais de Saúde; ações educativas e marcação de consultas nas atividades do TerPaz e das Usinas da Paz e o Dia D no Mercado do Ver-o-Peso, em Belém, com oferta de consutas, testagens, vacinação e palestras.

 

Confira a programação

02 e 03/11: Oficina “Novembro Azul” em Breves (8°CRS) – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro

03/11: Ação educativa em canteiro de obras mediante parceria com a Quanta Engenharia.

03/11: Ação na Usina da Paz de Marituba, com palestras e marcação de consultas para homens na Poli Metropolitana.

04/11: Solenidade de abertura da campanha “Novembro Azul”, no auditório da Sespa, em Belém, de 8 às 13 horas.

05/11: Dia D no Mercado do Ver-o-Peso, com oferta de serviços ao público masculino, com consultas médicas, testagens rápidas, vacinação e palestras.

05 e 06/11: Ação no TerPaz (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana).

08/11: Oficina Novembro Azul em Abaetetuba (6°CRS) – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro.

09/11: Dia D na Poli Metropolitana, em Belém, com palestras de educação em saúde e ofertas de serviços, como testes rápidos, vacinação, auriculoterapia e orientação aos usuários presentes.

09/11: Oficina Novembro Azul em Marabá (11°CRS) – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro.

10/11: Ação voltada aos pacientes internados no Hospital Galileu, abordando temáticas com cuidados no trânsito e ofertas de serviços, como auriculoterapia e orientação nutricional, visando qualidade de vida dos usuários e acompanhantes.

11/11: Ação na Usina da Paz do Icuí-Guajará (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana)

12 e 13/11: Ação no TerPaz (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana)

16/11: Ação de saúde em posto de parada e descanso de Itaituba, com entrega de Cartão do Caminhoneiro (em parceria com o Ministério da Saúde e 9°CRS)

17/11: Oficina Novembro Azul em Itaituba (9°CRS) – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro.

17/11: Ação educativa no canteiro de obras em parceria com a Quanta Engenharia.

18/11: Ação na Usina da Paz da Cabanagem (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana).

18/11: Oficina Novembro Azul em Santarém (9°CRS) – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro.

19 e 20/11: Ação no TerPaz (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana).

22/11: Oficina sobre “Novembro Azul” em Salvaterra (7°CRS) com a participação de Soure e Cachoeira do Arari – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro.

25/11: Ação na Usina da Paz do Bengui (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana).

25/11: Webconferência de encerramento. Tema: Saúde do homem após período crítico da pandemia.

26 e 27/11: Ação no TerPaz (palestra e marcação de consultas na Poli Metropolitana).

29/11: Oficina Novembro Azul em Bragança (4°CRS) – Tema: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Pré-natal do Parceiro.