Pará recebe mais 109.980 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça (05)

Pará recebe mais 109.980 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça (05)

05/10/2021 Off Por Mozart Lira

O Pará recebeu, na tarde desta terça-feira (05), a 97ª remessa de vacinas contra a Covid-19 com 109.980 doses da Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no Aeroporto de Belém e organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio das doses deve ser feito ao longo dessa semana por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios. Cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

A Sespa recomenda aos municípios que as doses desse lote sejam destinadas à segunda dose de adultos que já tomaram a Pfizer e ao reforço para trabalhadores da saúde. A dinâmica da aplicação é definida pelas Secretarias Municipais de Saúde. “É necessário que as pessoas completem o esquema vacinal garantindo assim a imunização dos públicos alvos”, afirma a Diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes.

Eficiência – Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Sespa tem trabalhado há nove meses em conjunto com outras instituições para garantir que as doses cheguem à população de forma rápida, segura e eficaz.  “Pedimos aos municípios que prossigam no cumprimento do Plano Paraense de Vacinação, disponibilizando as doses imediatamente aos grupos pré-definidos em cada local. Essas iniciativas tem permitido a realização de ações importantes, como a abertura de unidades específicas para o tratamento da doença em todo o Estado”, afirmou.
Em dados atualizados até esta terça-feira, o vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 10.821.145 de doses de imunizantes do Ministério da Saúde e outras 400 mil doses do Instituto Butantan, de São Paulo, por meio de aquisição direta do governo do Estado.

A população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Astrazeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen por meio da página do Vacinômetro, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses.

Fotos de Jader Paes (Agência Pará)