Hospital Público Galileu atinge a marca de 8.4 mil procedimentos em 2021

Hospital Público Galileu atinge a marca de 8.4 mil procedimentos em 2021

02/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

De janeiro a dezembro do ano de 2021, o Hospital Público Galileu realizou 6.403 consultas e 2.430 cirurgias

Em 2021, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na avenida Mário Covas, na Grande Belém, registrou números expressivos no atendimento à Rede de Saúde Estadual do Pará. De janeiro a dezembro, a unidade alcançou a marca de 6.403 consultas ambulatoriais e 2.430 cirurgias em quatro especialidades médicas, que fazem parte do perfil do hospital, referência do Governo do Estado em traumas ortopédicos e alongamento ósseo.

Para Alexandre Reis, diretor executivo do Hospital Galileu, os números são significativos dentro do perfil da unidade. “O Galileu é retaguarda de vítimas de traumas. Ou seja, ele recebe pacientes de outras unidades da rede para receber tratamento de saúde especializado de médio a longo prazo. No Galileu, os paraenses têm o acompanhamento com diversos profissionais da equipe multiprofissional integrados em um atendimento diferenciado”, frisa o diretor.

O gestor ainda observa que, a unidade além de atender a população da Região Metropolitana de Belém, alcança os pacientes de diversos municípios do Estado. “Os nossos procedimentos são eletivos, com pacientes oriundos da regulação estadual. Recebemos pessoas de todas as regiões, e a maior parte delas, ficam um longo período de tempo fazendo tratamento. Cerca de 80% dos nossos usuários são vítimas de acidentes de trânsito”, detalhou Alexandre Reis.

Cirurgias – Carro-chefe do Galileu, a especialidade que teve o maior número de cirurgias em 2021, foi a ortopedia, com 1.820 procedimentos. Em seguida, vem a urologia, com 288; logo após, os procedimentos no Serviço de Reconstrução e Alongamento Ósseo, com 200 intervenções, fechando com as cirurgias de Traqueoplastia, que somam 122 procedimentos dentro do Programa de Cirurgia de Traqueia, reconhecido internacionalmente.

O hospital ressalta que, devido ao atendimento a pessoas infectadas com a covid, o HPEG, em abril de 2021, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos foram suspensos, e ainda sim, a unidade chegou ao expressivo número de intervenções.

Consultas – Já nas consultas ambulatoriais, o Hospital Galileu, oferta cinco especialidades médicas. A ortopedia também está no topo dos atendimentos ambulatoriais no ano passado, com 4.012 atendimentos. Em seguida, vem a especialidade de reconstrução e alongamentos ósseos com 1.112 consultas, a urologia com 935 atendimentos, a clínica médica com 200, e, por fim, a cirurgia torácica com 144 consultas na especialidade.

Satisfação – A dona de casa Maria das Graças, de 44 anos, passou por uma intervenção na perna, após sofrer um acidente de moto, em fevereiro do ano passado. De lá para cá, ela faz o acompanhamento no Galileu.

“Minha primeira cirurgia foi de emergência em outro hospital, após a queda. Ando de muletas, já que eu fiquei com três centímetros de diferença de uma para outra. Fui encaminhada para o Galileu, onde faço o acompanhamento no consultório e também fiz outra cirurgia. A equipe é nota dez. Desde o atendente até os médicos são atenciosos. Atendimento diferenciado, de fato”, parabenizou a dona de casa, Maria das Graças.  

Quem também passou por tratamento no Galileu no ano passado, foi a pescadora Jociele Gomes Martins, de 35 anos. Após sofrer um acidente de barco, ela precisou passar por dois procedimentos cirúrgicos na unidade: um na garganta e outro no pulmão. “Sou de Limoeiro do Ajuru, e não tinha noção que esse hospital iria mudar a minha história. A equipe é maravilhosa. Atendimento de primeira”, disse a paciente da traqueoplastia.

Referência – Para o secretário estadual de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, o Hospital Galileu traduz, na prática, o empenho do Governo do Estado em prestar uma assistência de saúde eficiente e que transforma vidas.

“Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada, a unidade é reconhecida por prestar um atendimento de altíssima qualidade, que impacta diretamente na plena recuperação de seus usuários. Não são apenas mais de 8 mil procedimentos realizados, são serviços que, de alguma forma, tiveram um impacto positivo na vida de alguém e suas famílias”, enfatiza o titular da Sespa.

Serviço – O Hospital Galileu é uma unidade pública, administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto de Roberta Paraense/HPEG

Foto: Divulgação