Estado mantém rede de atendimento a pacientes com transtornos mentais

Estado mantém rede de atendimento a pacientes com transtornos mentais

10/10/2022 Off Por Mozart Lira
Hospital de Clínicas Gaspar Viana mantém um serviço de atendimento de urgência durante 24 horas para pacientes em crise

Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

A Organização das Nações Unidas estabeleceu que o dia 10 de Outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, cuja data tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a valorização da saúde mental e destacar o acesso aos serviços disponíveis à população.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por sua vez, dispõe de uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que conta, atualmente, com 91 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e diversos níveis de atenção para atendimento a pessoas com transtornos mentais ou usuários de álcool e outras drogas. A pessoa pode ser encaminhada de uma unidade básica de Saúde ou ir diretamente ao CAPS.

Laena Reis, diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS), explica que os centros dispõem de equipe multidisciplinar e diversas terapêuticas, “para propiciar ao paciente melhor qualidade de vida e inclusão produtiva possível”.

A Sespa conta ainda com a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), que integra a rede de atendimento à saúde mental, juntamente com o Centro de Atendimento Psicossocial(CAPS), oferecendo assistência nos casos de urgência causados pelo desequilíbrio da doença mental de base do paciente. Esse atendimento funciona 24 horas por dia.

Para saber mais sobre a Rede de Atenção Psicossocial e como funciona cada serviço, acesse aqui: http://www.saude.pa.gov.br/servicos/ao-publico/locais-de-atendimento/centros-de-atencao-psicossocialcaps/

Texto: Melina Marcelino (Ascom/Sespa)

Fotos: Ricardo Amanajás e Pedro Guerreiro (Agência Pará)