
Em Capanema, Hospital dos Caetés, adota boas práticas ambientais e reduz custos
23/02/2023
HRPC adota práticas sustentáveis para proteção do meio ambiente e redução de custos que serão investidos na assistência
O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, está fazendo a sua parte no cuidado com o meio ambiente ao realizar ações que impactam à comunidade hospitalar de modo positivo. Um exemplo é a Farmácia Sustentável, que reaproveita materiais recicláveis, a partir de produtos que foram utilizados na unidade hospitalar, e os transforma em recipientes para organização de medicamentos , o que reduz a poluição do meio ambiente e os custos investidos na assistência aos usuários.
O coordenador de Farmácia, Márcio Tiago, informa que “esse trabalho, além de cumprir a legislação em vigor com boas práticas no armazenamento de medicamentos, reduz o acumulo de resíduos, que antes iriam para lixo, e diminui o custo na compra de recipientes que seriam usados na estocagem desses medicamentos, que ao final serão investidos na assistência hospitalar”.

Márcio Tiago, coordenador de Farmácia
Os recipientes reaproveitados estão dentro dos padrões previstos em resoluções do setor de saúde.. Eles têm superfícies lisas, sem rachaduras e sem desprendimento de pó, o que facilita a limpeza e evita contaminantes, a exemplo de frascos de soros fisiológicos de 1000 ml, racks de embalagens de tubos de coleta do laboratório de análises clínicas e recipientes de diversos tamanhos que continham produtos de limpeza.
Os galões antes de chegar para a confecção dos recipientes são higienizados para que se remova todo tipo de resíduo e impureza química.
A presidente da Comissão de Sustentabilidade, Andrea Maria Larissa, disse que as embalagens dos produtos de limpeza utilizados diariamente são feitas de plástico. E em vez de eles irem para o meio ambiente, pelo processo da reciclagem eles são utilizados como embalagens na organização das prateleiras dos medicamentos.
“Optamos em reduzir, reciclar e reutilizar. Com isso damos exemplo para a geração atual e as próximas gerações, para que saibam se valer deste mesmo processo e se disponham dos próprios recursos para uma sobrevivência sustentável”, afirmou Andrea Larissa.
Na unidade, as farmácias que receberam a ação foram a Farmácia Central, Farmácia Satélite do Centro Cirúrgico/UTI, Farmácia Satélite do Pronto Socorro/Hemodiálise e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).
O projeto foi idealizado pela equipe da Farmácia, em parceria com os setores de Manutenção, Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) e apoio da Comissão da Sustentabilidade do HRPC.
SERVIÇO – O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.
Texto: Marcelo Zeno/HRPC
Fotos: Divulgação