
Poli Tucuruí faz mutirão de serviços de saúde para alertar sobre os cuidados com a pressão arterial
26/04/2023
Ação ofereceu verificação de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação nutricional
A hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente, as coronarianas e acidente vascular cerebral, mas também para patologias renais crônicas, insuficiência cardíaca, arritmia e demência. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nesta quarta-feira, 26 de abril, a Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, promoveu um mutirão de saúde como um alerta aos usuários quanto ao estilo de vida mais saudável para se precaver do mal.
A ação contou com a participação dos acadêmicos de enfermagem e nutrição, com abordagens alusivas ao dia, enfatizando conceitos, fatores de riscos, diagnóstico precoce e, também, pela importância do tratamento contínuo e acompanhado por um profissional médico. Na oportunidade, os discentes realizaram ações de enfermagem com verificação de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação nutricional.
O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença, que afeta cerca de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas, e acomete 25% dos brasileiros. O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o de infarto, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
“A população deve saber que algumas doenças são ocasionadas por outras, como a hipertensão. Como unidade de saúde, nossa missão, além de assistir, é orientar, alertar e mostrar que atitudes diárias são fundamentais para manter a saúde em dias”, comentou a diretora Executiva da unidade, Louhanna Silva.

Usuários assistem a palestra sobre cuidados com a hipertensão arterial
Usuários – Valdivino Macena, 59 anos, foi fazer uma consulta com otorrinolaringologista. Hipertenso, ele considerou a ação de extrema importância. “Acredito que é necessário reforçar a prevenção da pressão alta, pois muitos acreditam ser brincadeira, mas é coisa séria, e que os cuidados precisam ser redobrados”, disse.
A moradora do município de Breu Branco, Maria Rosilene Rodrigues, também se surpreendeu com a iniciativa. “Achei muito boa a iniciativa da Policlínica. Aferiram a minha pressão, me forneceram alguns esclarecimentos e foram muito atenciosos. Estou saindo hoje muito satisfeita. A policlínica está de parabéns”, disse a dona de casa que foi à unidade para fazer exames laboratoriais e de imagem.

Equipe de enfermagem pronta para aferir pressão arterial
Cuidados – A aferição da pressão é uma medida essencial para o diagnóstico e o tratamento adequado. E os médicos alertam: todos, inclusive crianças a partir de 3 anos, não só podem como devem medir a pressão nas consultas médicas de rotina.
“Os cuidados necessários para evitar problemas relacionados à alteração da pressão arterial, é adotar um estilo de vida saudável, reduzir consumo de sal, praticar exercícios físicos, ir regularmente ao médico e, principalmente, enfatizar quanto ao diagnóstico precoce para Hipertensão Arterial”, observa a enfermeira Juliana Nava.
Perfil – A Policlínica Lago de Tucuruí preenche uma lacuna no atendimento especializado oferecido a moradores dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. A unidade é totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários.
A Poli está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.
Texto: Ascom/Poli de Tucuruí
Fotos: Divulgação