
Comunidades quilombolas de Baião e Oeiras do Pará recebem ações itinerantes da Sespa
28/04/2023Entre os dias 25 e 27 de Abril a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esteve em mais uma ação de saúde Por Todo Pará nos Territórios Quilombolas paraenses, com vários serviços médicos, entre consultas, exames e testagens rápidas.
Desta vez os municípios contemplados foram Baião e Oeiras do Pará onde encontram-se as Associações: Associação das comunidades remanescentes de Quilombos de Umarizal Beira, Umarizal Centro, Boavista, Florestão e Paritá Miri, ARQIB (Associação Remanescente de Quilombo de Igarapé Preto à Baixinha), que estiveram no apoio da ação juntamente com os municípios de Baião e Oeiras, 13° CRS/SESPA e UEPA.
No dia 25/04 a ação aconteceu na comunidade de Umarizal; já no dia 26/04 a ação contemplou a comunidade de Igarapé Preto e finalmente no dia 27/04 a ação encerrou na comunidade do Trevo da Pompolônia.
No total foram realizados 3.355 procedimentos entre Triagem de Enfermagem, consultas médicas, serviços de farmácia, vacinação, testes rápidos, distribuição de kits de higiene bucal, exames laboratoriais, palestras em saúde entre outros serviços.
Aproximadamente 20 comunidades quilombolas foram abarcadas entre os dias de atendimento com alcance total de serviços ofertados.
“A Sespa trouxe para dentro de sua complexa estrutura de serviços uma programação para a saúde dos quilombos de Abaetetuba. É importante destacar que as ações que a Secretaria oferece está atenta às diversidades étnicas do povo paraense”, informou Tatiany Peralta, coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da Sespa.