Conferência de Saúde do Pará deve receber mais de mil pessoas no Hangar, em Belém

Conferência de Saúde do Pará deve receber mais de mil pessoas no Hangar, em Belém

22/05/2023 Off Por Roberta Vilanova

A 14ª Conferência Estadual de Saúde será, de 23 a 25, deste mês, no Hangar Centro de Convenções, em Belém

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 14ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá, entre os dias 23 e 25 deste mês, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. A realização é do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Com o propósito de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade sobre propostas que norteiem políticas públicas para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Pará, a conferência é uma das etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

O evento acontece a cada quatro anos. Elizeth Braga, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, explica que o objetivo da Conferência é reafirmar os princípios e diretrizes do SUS como a universalidade, integralidade e a equidade para garantia da saúde como direito humano, além disso, estabelecer diálogos com a sociedade acerca da defesa do SUS, e da relevância da participação popular para o exercício do controle social.

A partir do tema central, quatro eixos temáticos serão discutidos durante os três dias de Conferência: O Brasil que temos e o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

O processo de realização das Conferências tem início com as etapas municipais e Conferências Livres que ocorreram em 1º de novembro de 2022 e 15 de abril de 2023. A partir desse processo de escuta local dentro dos territórios, foi possível conhecer às necessidades de saúde da população de todos os municípios.

“A oportunidade será também de analisar o consolidado das propostas aprovadas nas Conferências Municipais”, acrescenta Elizeth Braga.

A etapa estadual contará com 1.136 participantes, sendo 900 delegados municipais distribuídos na seguinte proporção: 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde conveniados ao SUS; 25% de trabalhadores de saúde e 50% de usuários, além de 56 conselheiros estaduais de saúde e outros 180 convidados entre entidades, instituições e ONG’s de relevância em saúde e setores afins.

A metodologia dos trabalhos incluirá a discussão em torno dos painéis temáticos, seguidos de exposição e debates entre grupos de trabalhos, que culminarão na formação dos 112 Delegados (as) Estaduais que representarão o Estado do Pará na Conferência Nacional de Saúde.

“Tenho a convicção de que as plenárias tratarão sobre temas essenciais para a garantia de direitos e defesa do SUS. Serão momentos relevantes em que a sociedade participa da construção de políticas públicas que repercutem na qualidade de vida das pessoas, de forma a aperfeiçoar a saúde pública no estado do Pará”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Mais informações: 

Conselho Estadual de Saúde, situado na rua dos Timbiras, 1827, entre as travessas Doutor Moraes e Serzedelo Corrêa, Edifício Alliance, primeiro andar.

Telefones: 4009-7460 (Recepção) / 4009-7463 (Secretaria) / 4009-7461/7462 (Coordenação) / 4009-7465/7466 (Administrativo) / 4009-7467/7464 (Administrativo e Sala dos Conselheiros)

Texto: Mozart Lira/Sespa

Foto: Marco Santos/Ag. Pará