
Hospital Materno Infantil de Barcarena oferece 33 tipos de cirurgias pediátricas
18/05/2023
Para acesso aos procedimentos, o paciente precisa ser encaminhado pelo Sistema Estadual de Regulação
O filho de Francineide Rodrigues Farias, de 8 anos, passou por um procedimento de postectomia no Hospital Materno Infantil de Barcarena. O menino se recupera em casa e já aguarda o retorno com o médico para a avaliação pós-cirúrgica.
A volta ao HMIB será com gosto, pois a família é só gratidão para com a equipe. “Não temos queixa alguma, fomos bem atendidos e acolhidos, todos sempre presentes, informando e esclarecendo todas as dúvidas. Tivemos o melhor atendimento, temos somente a agradecer”, fala a mãe do paciente.
O filho de Rita de Cássia, de 2 anos, também passou pelo mesmo procedimento cirúrgico na unidade de saúde. Natural de Barcarena, a família agradece o atendimento que recebeu. “Desde a entrada, sempre fomos bem atendidos, eu e meu filho. Todos da equipe são excelentes profissionais, estão de parabéns, gostei muito”, pontua.

Setor de internação infantil no HMIB
A postectomia é um dos 33 tipos de cirurgias pediátricas oferecidos pelo Hospital Materno Infantil de Barcarena. A unidade atende pacientes recém-nascidos até 13 anos. De janeiro a dezembro do ano passado, 187 procedimentos infantis foram realizados. Por mês, são cerca de 16 cirurgias divididas entre 7 profissionais médicos que compõem a equipe.
“Temos um centro cirúrgico com 3 salas em perfeito estado de operação para receber esta demanda e ajudar inúmeras famílias”, ressalta o diretor executivo da unidade, Flávio Marconsini.
Segundo o secretário estadual de saúde, Romulo Rodovalho, a rede hospitalar montada para atender esse público infantil tem dado certo e o governo trabalha para ampliar. “Queremos expandir esse acesso a outras regiões, fazendo a fila de demanda andar o mais rápido possível, estando sempre presentes e dando o auxílio necessário e que as famílias merecem”, completa.
Acesso – Para ter acesso a uma das cirurgias pediátricas, o paciente precisa ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde. Todo o processo é realizado pelo Sistema Estadual de Regulação.
Serviço:
O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto da Ascom / HMIB
Fotos: Divulgação