Centro de Atenção Psicossocial de Santarém funcionará em novo endereço a partir desta terça-feira (13)

Centro de Atenção Psicossocial de Santarém funcionará em novo endereço a partir desta terça-feira (13)

12/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

CAPSII Santarém funcionará em um prédio provisório na Rua Afonso Pena, 48, bairro Santa Clara, próximo ao Parque da Cidade

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que a partir desta terça-feira (13), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII) de Santarém funcionará em um prédio provisório localizado na Rua Afonso Pena, 48, no mesmo bairro Santa Clara, próximo ao Parque da Cidade. O CAPSII Santarém é o único sob gestão estadual que funciona fora da Região Metropolitana de Belém.

O objetivo da mudança provisória é propiciar um espaço mais acolhedor e terapêutico para os usuários enquanto o prédio próprio passa por uma ampla obra de reconstrução e novas instalações, que tem a previsão de durar 12 meses.

O novo espaço conta com quadra esportiva para atividades com os usuários

Segundo a terapeuta ocupacional e diretora do CAPSII Santarém, Ellinger Almeida, com a obra de reconstrução, a Unidade vai se tornar um espaço totalmente novo e adequado à necessidade do serviço. “É uma conquista de todos os usuários e familiares em prol de melhores condições de atendimento e, também, dos servidores por um espaço com melhores condições de trabalho”, avaliou.

Sobre os serviços oferecidos pelo CAPSII Santarém, Ellinger Almeida informou que a Unidade oferece tudo o que está previsto para um CAPSII, ou seja:  atendimento individual e em grupo, atendimento à família, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atividades culturais, atividades de suporte social, orientação e prescrição de psicofármacos, visitas domiciliares, ações intersetoriais, entre outras atividades.

E para tudo isso, conta com uma equipe multiprofissional com médicos psiquiatras e clínicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, agentes administrativos e agentes de portaria.

Ela ressaltou que o CAPSII Santarém tem um papel estratégico de referência em nível ambulatorial, com serviços de Saúde Mental de caráter aberto e comunitário voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico provenientes de 20 municípios das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Atualmente, há 9.378 usuários matriculados e 1.925 usuários ativos. “Tem aumentado muito o número de pessoas que procuram o serviço diariamente, em busca de cuidados em saúde mental, para acolhimento e reacolhimento, ou seja, além de casos novos temos recebido usuários antigos que já estavam estabilizados, mas voltaram com depressão grave, ansiedade, sintomas psicóticos, tentativa de suicídio, entre outros transtornos”, informou.

Assim, o CAPSII Santarém tem trabalhado visando à promoção da saúde mental dos pacientes, das suas famílias e da comunidade, por meio da reabilitação psicossocial do usuário e de sua reinserção social, com ações preconizadas na Política de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS). “Buscamos oferecer ações ancoradas nas melhores práticas de cuidados em saúde mental, para disponibilizar, de forma efetiva, cuidados adequados à população”, concluiu Ellinger Almeida.

Serviço: fique atento, a partir do dia 13 de junho, o CAPSII Santarém funcionará na Rua Afonso Pena, 48, em Santa Clara, próximo ao Parque da Cidade.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Fotos: Divulgação