Sespa inicia III Oficina de Planejamento Institucional

Sespa inicia III Oficina de Planejamento Institucional

29/06/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (Nisplan), realizou a partir desta quinta-feira, 29, a III Oficina de Planejamento Estratégico Institucional (PEI), com foco na análise situacional e identificação de macroproblemas e com o objetivo de dar início ao processo de análise situacional da saúde estadual e traçar ações a ser trabalhadas neste triênio.

A coordenadora do Nisplan, Miriam Kawhage, e a facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Stefanie Kulpa

Realizada no auditório da Sespa durante dois dias, essa terceira oficina é  desdobramento do projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), iniciado em 2019 e aderido na ocasião pela Sespa e por mais 26 secretarias estaduais de Saúde, que repercutiu na elaboração de mapas estratégicos em que foram apontas a missão, visão e valores da instituição, além dos resultados esperados; planos de ação; e tábua de indicadores, com o apoio técnico e metodológico de facilitadores e consultores do projeto, por meio de oficinas de trabalho, in loco, com as respectivas equipes.

Com a pandemia da Covid-19 em 2020, as atividades do projeto foram adequadas à realidade então imposta pela doença e repercutiram em desafios de aprimoramento de gestão, a fim de priorizar a redução de danos relacionados a esse problema de saúde pública que comportou tantos desafios.

Durante a oficina, a equipe gestora, diretores e gerentes da Sespa, contaram com o apoio da facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Stefanie Kulpa. Na programação da oficina, foram discutidos elementos sobre a construção do mapa estratégico da Sespa; a apresentação das perspectivas do map estratégico e a construção das medidas de desempenho e seus indicadores e metas.

Para o segundo dia de treinamento, permanecem as discussões sobre a construção das medidas de desempenho e suas metas e a apresentação das medidas de desempenho, com metas e indicadores, além da avaliação e pactuações.

Em sua fala, a coordenadora do Nisplan, Miriam Kawhage, destacou que os produtos da oficina comportam trabalhos em grupos que resultarão na maior capacidade de planejamento estratégico da gestão estadual, produzindo efeitos que serão sentidos a longo prazo pela população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.