Hospital Regional Público do Leste dá dicas sobre como se alimentar de forma saudável no verão

Hospital Regional Público do Leste dá dicas sobre como se alimentar de forma saudável no verão

22/07/2023 Off Por Roberta Vilanova

Nutricionista recomenda o consumo de alimentos leves e que tenham uma grande quantidade de água, vitaminas e minerais

Mês de julho é o período onde as pessoas costumam ficar de férias e é comum aproveitá-las em praias e balneários, já que no Norte do país, especialmente, o Pará, é rico nessas opções. É também nesse período que o verão e o calor são mais intensos.

Pensando em contribuir com a população, no que diz respeito à manutenção da saúde nesta época, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, por meio da responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade hospitalar, nutricionista Brenda Camelo, orienta que, durante a estação, devido ao intenso calor, recomenda-se o consumo de alimentos leves e que tenham uma grande quantidade de água, vitaminas e minerais, como legumes e vegetais e frutas mais ricas em água como melancia, melão, laranja e tangerina (mexerica) também são boas opções.

A nutricionista aconselha também sobre o que deve-se evitar. “Alimentos com excesso de gordura (frituras, queijos amarelos, manteiga, maionese e embutidos), inclusive, quando acompanhados por bebidas alcoólicas, já que o álcool altera o controle da liberação da bile (principal substância que auxilia a digestão de gorduras) devem ser evitados. Além disso, o excesso de sal é outro vião, pois o consumo em grande quantidade pode levar ao inchaço de pernas e pés”, aconselha a profissional.

Brenda Camelo, nutricionista do HRPL, em Paragominas

Brenda Camelo sugere lanches rápidos durante o verão, e o consumo de frutas como a banana, uva e abacate, por exemplo. “Indico essas frutas pois são ricas em potássio e auxiliam na recomposição da substância geralmente perdida pelo suor, assim como a água de coco, que também evita a desidratação. Sucos e sobremesas feitas com frutas bem caudalosas como melancia, melão e laranja são uma boa pedida, bem como os sanduíches naturais. Só ressalto a importância do cuidado com a higienização durante o preparo, para evitar-se o risco de contaminação”, alerta.

Para evitar que algum alimento possa causar indisposição, má digestão ou até mesmo uma infecção intestinal, de acordo com a nutricionista, uma boa alternativa durante o verão é optar-se por preparar os próprios alimentos, pois muitas vezes nessa época não existem opções mais leves nas praias e balneários.

“Para preparar a própria alimentação é necessário organização e planejamento, além de higiene durante a manipulação dos alimentos, é claro. Também é recomendado não esquecer de ter sempre um lanche natural e leve à mão para não ter que exagerar nas grandes refeições (almoço e jantar). Outra dica muito importante é ter cuidado durante o armazenamento das refeições, pois as altas temperaturas favorecem a deterioração dos alimentos”, destaca Brenda.

A nutricionista citou outras dicas de alimentação para que o verão seja aproveitado com disposição, saúde, minimizando, dessa forma, o risco de ter o lazer comprometido por alguma intercorrência relacionada à alimentação inadequada.

“A dica é procurar consumir as saladas de folhas verdes (alface, rúcula, entre outras), tomate, pepino; arroz integral acompanhado de um legume como guarnição e carne magra (peixe ou frango) assados ou grelhados. Como sobremesa, a sugestão é uma fruta caudalosa, como melancia. Durante os lanches, é importante escolher opções leves e abusar na ingestão de líquidos”, reforça a nutricionista.

As dicas e orientações saudáveis de alimentação são apenas para os adultos. O HRPL tem orientações também para as crianças. A nutricionista diz que as orientações são as mesmas, mas fez recomendações específicas.

“A alimentação das crianças também deve seguir as mesmas recomendações dos adultos porém, com o cuidado no consumo de açúcar, uma vez que o paladar infantil é mais voltado ao doce. Bebidas como refrigerantes e sucos de caixinha são produtos industrializados e ricos em açúcares e conservantes, que são prejudiciais à saúde, por isso não devem ser utilizados na hidratação dos pequeninos.

Hospital Regional Público do leste, em Paragominas

Para finalizar, Brenda Camelo orientou sobre o que pode acontecer com as pessoas expostos ao sol, caso elas não atentem às orientações profissionais. Trata-se da desidratação, que pode causar sérios problemas saúde.

“A desidratação é um dos principais problemas a serem evitados nesta época do ano. Por isso, é importante lembrar que o álcool e as bebidas à base de cafeína são altamente diuréticos e aceleram a desidratação natural do corpo, já mais intensa quando está calor. Caso consuma bebida alcoólica, alterne com água para evitar falta desta no corpo e, consequentemente, a desidratação. Ainda ressalto que a melhor maneira para manter a hidratação é consumindo a água em sua forma mais pura, pois nenhum outro líquido pode substituir a importância que ela possui no organismo”, finaliza a nutricionista.

HRPL – O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para uma população de cerca de 800 mil habitantes de 23 municípios da região nordeste estadual.

SERVIÇO – O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739.1046 / 3739.1253 / 3739.1102.

Texto: Joelza Silva/HRPL

Fotos: Divulgação