Complexo Hospitalar dos Caetés oferece cardápio diferenciado para seus pacientes no Dia Mundial do Diabetes

Complexo Hospitalar dos Caetés oferece cardápio diferenciado para seus pacientes no Dia Mundial do Diabetes

16/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

O cuidado alimentar é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável a longo prazo

No mês dedicado à ênfase pelo Dia Mundial da Prevenção ao Diabetes, lembrado anualmente em 14/11, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), em Capanema, nordeste paraense, ofereceu um cardápio diferenciado, cuidadosamente elaborado para prevenção e tratamento da doença que, de acordo com dados recentes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), atinge 17 milhões de brasileiros.

Segundo a nutricionista clínica do complexo, Nathália Oliveira, o cardápio não é apenas uma celebração da diversidade gastronômica, mas também uma ferramenta vital no manejo do diabetes. “A data é muito importante para conscientizar tanto os pacientes diabéticos quanto aqueles que ainda não foram revelados. O cuidado alimentar é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável a longo prazo”.

Bolo de Banana com aveia foi a sobremesa

No cardápio elaborado com o auxílio da nutricionista de produção Erica Queiroz, foi oferecido um escondidinho de frango com batata doce: batata doce, leite desnatado, frango desfiado, que tem menor velocidade na absorção do açúcar, evitando picos de glicose. É um carboidrato de baixo índice glicêmico. “De sobremesa tivemos um bolo funcional de banana e aveia: banana, aveia, cacau 100%, sem trigo, ovo e adoçante, leite desnatado, que agradou a todos”, comentou a profissional.

Nutricionista Natália Oliveira e paciente Luzia Mesquita

A paciente Luzia Mesquita da Silva, 63 anos, residente no município de Primavera, elogiou a iniciativa. “É muito gratificante sermos lembrados nesse dia. Cuidar do diabetes não é uma missão fácil, mas o cardápio feito com carinho pelos nutricionistas estava excelente”.
No Estado do Pará, entre janeiro e setembro deste ano, 2.484 homens e 2.368 mulheres foram hospitalizados por diabetes. Estes números representam uma redução de 6,5% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme revelam os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde.

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051

Texto: Felipe Brito/CHC

Fotos: Divulgação