HGT promove ação de combate às doenças transmitidas pelo mosquito

HGT promove ação de combate às doenças transmitidas pelo mosquito

27/02/2024 Off Por Roberta Vilanova

A atividade tem como foco informar e educar sobre medidas preventivas essenciais

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou uma iniciativa abrangente voltada para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e a conscientização sobre outras doenças transmitidas pelo inseto. Por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a atividade contou ainda com a participação ativa dos usuários e acompanhantes da unidade hospitalar, e tem como foco informar e educar sobre medidas preventivas essenciais para evitar a propagação dessas doenças.

Durante a ação, foram realizadas palestras para os usuários que aguardavam atendimento tanto no Pronto Atendimento (P.A), quanto no Ambulatório do HGT. Além disso, o material educativo foi distribuído, oferecendo orientações claras e objetivas sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor.

Patrícia Manfredi, coordenadora do GTH, ressalta a importância da atividade para a conscientização e prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, além de enfatizar o significativo engajamento da comunidade hospitalar nesse processo.

“É fundamental destacar que iniciativas como essa não apenas educam nossa comunidade sobre medidas preventivas, mas também, fortalecem a conscientização coletiva sobre a importância da higiene e do combate a doenças transmitidas por vetores como o Aedes Aegypti. A participação ativa dos nossos usuários e seus acompanhantes é um reflexo positivo do comprometimento de todos nós com a promoção de um ambiente mais saudável e seguro”, finalizou a profissional.

Além da dengue, foram abordadas outras doenças associadas ao Aedes Aegypti, como chikungunha, zika vírus e o mayaro, ampliando assim a compreensão dos participantes sobre os diversos riscos e sintomas relacionados a essas enfermidades.

Crianças também puderam participar

O usuário Nivaldo Batista, 42 anos, morador da Vicinal 12, zona rural de Tailândia, participou da ação e aprovou a iniciativa. “É muito bom ver o hospital incentivando as pessoas sobre como acabar com o mosquito da dengue. Eu moro na zona rural, onde as vezes não temos como aprender essas informações, por ser difícil vir à cidade. Que todos nós possamos fazer nossa parte, seja virando pneu, virando as vasilhas que ficam com água, ou outro recipiente”, finalizou o usuário.

A conscientização também se estendeu às crianças internadas no hospital, que participaram de atividades na Brinquedoteca. Sob orientação da pedagoga, os pequenos foram incentivados a realizar pinturas de desenhos relacionados ao tema do combate ao mosquito, ao mesmo tempo em que receberam informações sobre a importância de prevenir a proliferação do Aedes Aegypti. Os pais também foram orientados sobre medidas preventivas durante esse momento de interação.

Texto: Andrey Silva/HGT

Fotos: Divulgação