Sespa realiza acolhimento de profissionais do Programa Mais Médicos no Pará

Sespa realiza acolhimento de profissionais do Programa Mais Médicos no Pará

03/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Acolhimento realizado no município de Bragança nesta quarta-feira (4)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou, na terça (02) e quarta-feira (03), no auditório do 4º Centro Regional de Saúde (CRS), em Capanema, no nordeste paraense, e na AFYA Faculdade de Ciência Médicas, em Bragança, respectivamente, os eventos de acolhimento aos 76 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que já estão atuando nos 16 municípios da Região de Saúde Caetés.

Organizados pela Comissão Colegiada Estadual do PMMB, o objetivo dos encontros é fortalecer a saúde pública e promover um maior alinhamento entre as ações dos médicos participantes do Programa e os gestores municipais de Saúde.

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem e referência regional do PMMB no Pará, Diego Cutrim, essa iniciativa visa não apenas à integração dos profissionais médicos recém-chegados, mas também ao fortalecimento das competências dos gestores locais de saúde. “Nosso intuito é apoiar, fortalecer e sincronizar os esforços para melhorar o atendimento e os serviços de saúde na Região dos Caetés”, enfatizou.

Conforme Diego Cutrim, com ênfase na otimização da resposta às necessidades de saúde da população, o evento procura estabelecer uma base sólida para o trabalho conjunto e a troca de experiências entre os profissionais de saúde.

Médicos do Programa Mais Médicos no acolhimento realizado em Capanema nesta terça-fera (02)

Atenção Primária – Durante o acolhimento são abordados temas que preocupam a saúde pública regional, estratégias de Atenção Primária, promoção da saúde, prevenção de doenças e a importância da colaboração entre diferentes níveis de gestão e atenção à saúde. “A Sespa reconhece a complexidade dos desafios de saúde na Região dos Caetés e enfatiza a necessidade de uma abordagem coletiva e integrada para melhorar os resultados de saúde e garantir o acesso a serviços de qualidade para todos”, explicou.

Diego Cutrim e gestores com os médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil

Para Diego Cutrim, esses momentos são fundamentais para assegurar que os novos médicos estejam equipados com o conhecimento e as ferramentas necessárias para prestar uma assistência de saúde eficaz e empática. “O acolhimento reafirma o compromisso do Programa Mais Médicos e da Sespa, com a melhoria contínua dos serviços de saúde no Pará”, concluiu.

O próximo acolhimento presencial será realizado no dia 17 de abril, no auditório da Sespa, destinado aos médicos que atuam nos municípios da Região Metropolitana I e II. Os acolhimentos das regiões do Baixo Amazonas, Metropolitana III, Xingu, Araguaia e Carajás, e no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) serão em ambiente virtual.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Fotos: Divulgação