
Hospital Jean Bitar realizou mais de 60 mil cirurgias eletivas, 100% SUS,
20/08/2024
Hospital realiza cirurgias de alta complexidade tais como bariátrica, de cabeça e pescoço, de transgêneros e plástica reparadora
A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, oferece serviços de média e alta complexidade e é referência para todo o Estado em cirurgias gerais, do aparelho digestivo e metabólicas, e cirurgia bariátrica por videolaparoscopia 100% SUS. Seus usuários contam com equipe de especialistas, equipamentos e tecnologias de ponta e um centro cirúrgico altamente equipado, estrutura essa que, desde 2016, até julho de 2024, garantiu a realização de 60.410 cirurgias.
Pertencente ao Governo do Estado do Pará, a unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), desde 2016, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e vem se destacando a cada ano com as técnicas aplicadas, trabalhando a cada dia a qualidade e a segurança do paciente, além de se manter como referência no norte do Brasil, com o desenvolvimento de projetos em saúde e qualidade contínua no atendimento de pacientes encaminhados, via Serviço Estadual de Regulação Estadual (SER), para atendimento no HJB.
Entre as cirurgias realizadas, destacam-se: cirurgia bariátrica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia de transgêneros, cirurgia do cólon, CPRE, otorrinolaringologia e plástica reparadora.

Antônio do Rosário, aposentado, 74 anos, do distrito de Icoaraci
O índice de satisfação culminou em mais de 97% dos usuários, entre os quais está Antônio do Rosário, aposentado, 74 anos, do distrito de Icoaraci. “Achei muito rápido o atendimento pra realização da minha cirurgia, onde dei entrada aqui no domingo e na segunda-feira já realizaram minha operação. Tenho previsão de alta clínica nesta terça-feira (20)”, agradeceu o usuário, que operou para retirada da vesícula biliar, que é um tipo de cirurgia do aparelho digestivo, conhecida também como colecistectomia, indicada para casos de pedras na vesícula ou quando a mesma está apresentando inflamação.
O diretor executivo do HJB, o administrador hospitalar, Giovani Merenda, agradece o empenho de toda a equipe pelo elevado número de cirurgias realizadas, durante este período de gestão. “Cada cirurgia bem-sucedida representa não apenas um paciente atendido, mas a certeza de uma equipe extremamente treinada, equilibrada e de liderança, equipe esta, que impacta fazendo a diferença, diretamente na vida de cada família que, de uma forma ou de outra, passa pelos nossos serviços, pois resultados extraordinários como este, só são possíveis graças ao comprometimento e à competência de cada um – médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e todos os profissionais de saúde envolvidos”, destacou o gestor.
Atualmente, a equipe multiprofissional conta com 358 colaboradores constantemente capacitados para manter a qualidade, segurança e humanização do atendimento.
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar dos usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais, e fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto: Marcelo Zeno/HJB
Fotos: Divulgação