
Resposta a emergências por agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares é tema de oficina na Sespa
22/08/2024
Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)
Profissionais de diversos segmentos da saúde e da segurança de Belém e da região metropolitana participaram nesta quarta-feira (20) da Oficina de Fortalecimento das Ações de Preparação, Vigilância e Resposta das Emergências em Saúde Pública por Agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN).
O evento visou preparar a rede de saúde local para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência.
Realizada no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a capacitação foi feita por técnicos destacados pelo Ministério da Saúde. O evento contou com a participação de representantes das três esferas governamentais – municipal, estadual e federal da saúde, bem como de profissionais de diversas áreas técnicas, todos fundamentais para o planejamento das ações preparatórias para o evento de massa.
Na ocasião, os participantes debateram sobre os desafios da articulação em rede em virtude da conferência e as articulações necessárias entre serviços de saúde pública e atenção primária, o fortalecimento da cooperação internacional e a ampliação da capacidade laboratorial.