
Como atividade terapêutica, CIIR realiza ‘Paralimpíadas’ aos usuários PcDs
29/08/2024
Os esportes adaptados integram o plano de reabilitação das PcDs assistidas pelo SUS
Aproveitando o momento das Paralimpíadas de Paris 2024, que celebram nesta edição o esporte, arte, liberdade e inclusão, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (IIR), sendo referência na Assistência às Pessoas com Deficiência (PcD) na região norte do Brasil, iniciou nesta quinta-feira (29), em Belém, as “Paralimpíadas do CIIR”, como atividade lúdica ao acompanhamento.
Conduzido pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), os esportes adaptados integram o plano de reabilitação das PcDs assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a oferta de Polo Aquático, Natação, Canoagem, Vôlei, Judô, Bocha e Basquete, que são realizados durante os atendimentos.

Bocha oportunizou socialização entre os participantes
“De forma lúdica, realizamos as Paralimpíadas mais para fomentar o esporte na vida dos reabilitandos. Para que eles entendam que a sua limitação não os impede de praticar o esporte e que desenvolvam atividades de forma mais prazerosa, e mostrando que todos são capazes de realizar qualquer atividade. Diariamente, o CIIR mantém os esportes adaptados como ferramenta terapêutica. As atividades potencializam o desenvolvimento clínico da PcD na reabilitação almejando conquistar autonomia para o dia a dia. Isso é inclusão”, pontua João Rodrigues, profissional de educação física e condutor das atividades.

Vôlei esteve entre as atividades propostas
Reginaldo Nascimento, de 64 anos, participou nesta quinta-feira (29) da Natação e do Vôlei. Praticante da Canoagem adaptada ofertada pelo CIIR durante o seu acompanhamento há quatro anos, o reabilitando destaca que o esporte melhorou a sua qualidade de vida que reflete em seu quadro clínico.
“Hoje consigo fazer minhas atividades de maneira tranquila, porque eu tenho equilíbrio corporal, força nos membros, e com isso, tenho qualidade de vida. E ter essa atividade lúdica das Paralimpíadas no CIIR, serve como incentivo, porque assistindo às competições oficiais pela televisão, fico com vontade de praticar; de competir. É muito importante para a nossa vida sermos incluídos”, analisa o reabilitando, que amputou o pé direito em decorrência do agravo da Diabetes.
Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.
Texto: Pallmer Barros/CIIR
Fotos: Tarcísio Barbosa/CIIR