Campanha “Novembro Azul” intensifica orientações para os cuidados com a saúde do homem

Campanha “Novembro Azul” intensifica orientações para os cuidados com a saúde do homem

05/11/2024 Off Por Mozart Lira

Com o tema “Te cuida, maninho. Não importa a orientação e idade: todos e todas devem usar o preservativo”, a campanha “Novembro Azul” de 2024 da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) enfatiza a vida sexual saudável masculina e associando o incentivo para que os homens procurem assistência nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Pará, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), a campanha trata a saúde masculina de forma integral, não se restringindo apenas à prevenção do câncer de próstata e no estímulo à adoção de hábitos saudáveis na alimentação, exercícios físicos, eliminação do tabagismo, controle do consumo de álcool, visita regular aos serviços de saúde e uso de preservativos nas relações sexuais.

“Durante o ano, a Sespa traz a mensagem de que, antes mesmo de surgirem os problemas de saúde, que vão se tornando mais prevalentes com o passar da idade, o homem se engaje nos cuidados gerais e preventivos procurando inicialmente a Unidade Básica de Saúde, até para poder usufruir da vida como ele mesmo deseja, com qualidade, longevidade, com menos medo e mais satisfação em todas as esferas, incluindo a sexual, evitando doenças e até internações”, informou o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim.

Nesse sentido, a Coordenação de Saúde do Homem da Sespa mantém uma sólida parceria com a Policlínica Metropolitana de Belém, que realiza 18 exames de rotina, considerados essenciais para a prevenção de inúmeras doenças, sobretudo as crônicas não-transmissíveis, como hipertensão, diabetes, insuficiência renal e até o câncer de próstata. O acesso a esses exames e consultas com médico da Policlínica também são feitos por meio de agendamentos realizados nas ações do TerPaz e na rotina de atendimentos das Usinas da Paz.

Durante as ações maiores do TerPaz, os homens podem ainda contar com serviços de vacinação, testagem rápida para as Infecções Sexualmente Transmissíveis – como HIV, hepatites B e C e sífilis -, avaliação e orientação nutricional, auriculoterapia, triagem de enfermagem e consultas médicas, além de preenchimento de cadastro com a equipe da Coordenação da Pessoa com Deficiência (Ceped), para obtenção de próteses, órteses, cadeira de rodas, cadeira de banho e passe livre.

Programação – Ao longo do mês de novembro, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações de saúde e educativas nas agendas do TerPaz e das Usinas da Paz, hospitais e em praças públicas de Belém e de Marituba.

Será feita uma webconferência voltada aos Centros Regionais de Saúde da Sespa e seus municípios adstritos e também oficinas de qualificação para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) com rodas de conversa sobre a campanha nas sedes do 3°CRS (Castanhal) e 4°CRS (Capanema).

 

Agenda do Novembro Azul

 

05, 06 e 07: Oficina em Castanhal para municípios abrangidos pelo 3º Centro Regional de Saúde;

07/11: Ação no Hospital Galileu

08/11: Usina da Paz do Guamá/ visita técnica em São Domingos do Capim

09/11: Ação no mercado do Ver-o-Peso;

10/11: Ação na Praça da República;

12/11: Participação no seminário da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma);

16/11: Ação na Usina da Paz do Icuí;

17/11: Ação no Parque do Utinga, entre 08 e 13 horas;

19/11: Participação em web conferência;

21/11: Ação no hospital Jean Bitar, em Belém, entre 9 e 11 horas;

22/11: Ação na Usina da Paz do Bengui, entre 8 e 13 horas;

23/11: Ação na Usina da Paz da Terra Firme, entre 8 e 13 horas;

24/11: Ação na praça Batista Campos, entre 8 e 13 horas;

25 a 27/11: Oficina em Capanema para profissionais de saúde dos municípios abrangidos pelo 4º Centro Regional de Saúde;

30/11: Ação na Usina da Paz da Cabanagem, entre 8 e 13 horas.