
Projeto Dia Feliz leva alegria e solidariedade às crianças no Hospital Geral de Tailândia
09/12/2024
Usuários do ambulatório de pediatria também receberam presentes durante a ação
A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) mais uma vez celebrou o espírito festivo em parceria com a Escola Pública Municipal Maria do Socorro Ricarte Lopes, em mais uma edição do Projeto Dia Feliz. A iniciativa, que já se tornou uma tradição anual, proporcionou momentos de alegria e solidariedade para crianças internadas, aquelas aguardando atendimento e recém-nascidos da unidade hospitalar.
Neste ano, cerca de 50 brinquedos foram levados para serem doados às crianças usuárias do HGT, promovendo momentos de entretenimento e distração em um ambiente que, por vezes, pode ser desafiador. Além disso, foram entregues, também, materiais de higiene e roupas aos recém-nascidos, garantindo acolhimento e cuidados especiais para os mais novos pacientes.

Diretora Marcilene Veloso e Coordenadora do GTH Patricia Manfredi
Para a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Patricia Manfredi, que acompanhou de perto a ação realizada, o Projeto Dia Feliz integra um conjunto de atividades que criam um ambiente mais acolhedor para os pacientes. “Este projeto é um exemplo de como ações simples podem impactar positivamente o cotidiano hospitalar. Além disso, é parte do nosso trabalho contínuo de humanização, que busca sempre oferecer mais conforto e apoio a quem precisa”.

Coral de alunos alegrou os usuários com músicas natalinas
A recepção do hospital também foi tomada por um clima de festividade com a apresentação de um coral formado por alunos da escola, que trouxe música e emoção aos usuários que aguardavam atendimento. Para enriquecer a experiência, o evento contou com a presença do Papai Noel e da equipe da escola, que, fantasiados, levaram um toque lúdico e mágico aos pacientes e acompanhantes.
Camila da Silva estava no pronto atendimento do HGT com seu filho, Emanoel Vitor, de 9 anos. Durante a visita, Emanoel teve a oportunidade de receber presentes e tirar fotos com o Papai Noel, o que trouxe um momento de alegria para o dia.
“Hoje, ele ganhou um presente e também já aproveitou para tirar foto com o Papai Noel. Nós não esperávamos e foi muito legal, trouxe mais felicidade e alívio para quem está aqui aguardando atendimento, às vezes até com dores. Então, a ação foi ótima, trouxe um pouco de leveza para esse momento no hospital”, disse a acompanhante.
Para a diretora da Escola Profª Maria do Socorro Ricarte Lopes, Marcilene Veloso, que coordena o Projeto Dia Feliz em parceria com o HGT, a iniciativa representa um motivo de grande satisfação.
“Mais uma vez, estamos no HGT para levar alegria, carinho e brinquedos às crianças internadas, além de fortalecer os laços comunitários e promover a solidariedade entre nossos alunos e as famílias que enfrentam desafios no hospital. Agradecemos à equipe do HGT, à nossa parceira doadora Polyelle, idealizadora do projeto, e a todos os membros da escola, que se empenharam para que estivéssemos aqui hoje”, disse a gestora escolar.
Sobre o projeto

Recém-nascidos também receberam presentes
O Projeto Dia Feliz é fruto de uma parceria entre o HGT e a Escola Pública Municipal Maria do Socorro Ricarte Lopes. Em sua 12ª edição, a iniciativa visa proporcionar alegria, conforto e diversão para os pacientes, especialmente as crianças, ajudando a amenizar as dificuldades enfrentadas durante o período hospitalar. O projeto reafirma o compromisso de ambas as instituições em humanizar e tornar mais leves os momentos vividos no hospital.
“A parceria entre as instituições tem sido fundamental para proporcionar momentos de conforto aos nossos pacientes, especialmente às crianças e aos recém-nascidos. A contribuição da escola, com a doação de brinquedos e kits de higiene, fortalece ainda mais nossa missão de humanizar o atendimento e melhorar a experiência dos nossos usuários atendidos”, afirmou o diretor Executivo do HGT, Eduardo Pereira, agradecendo pela continuidade da colaboração.

Durante a ação houve distribuição de presentes para crianças no PA da unidade
O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 99202-5964.
Texto: Andrey Silva/HGT
Fotos: Divulgação