
Metropolitano beneficia rede hospitalar estadual com campanha de doação de sangue
30/01/2025
Colaboradores do Hospital Metropolitano mobilizam campanha de doação sangue
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), realizou, nos dias 28 e 29 de janeiro, a primeira campanha de incentivo à doação de sangue de 2025, direcionada aos seus colaboradores.
Em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a ação contou com um micro-ônibus que levou os voluntários até um ponto de coleta, facilitando a participação de todos no ato de solidariedade.
Durante todo o mês de janeiro, o HMUE promoveu diversas ações de sensibilização para mobilizar seus colaboradores. Entre as iniciativas, destacam-se a exibição de vídeos informativos, comunicados internos e uma palestra ministrada pela equipe de assistentes sociais da Fundação, que explicou a importância da doação de sangue para o abastecimento dos estoques da rede hospitalar pública e privada.
“É sempre importante engajar os funcionários nas campanhas de doação para que todos se tornem aliados nessa causa fundamental para a manutenção da vida de diversos pacientes que estão internados não só no HMUE, mas em outras unidades de saúde”, afirmou Fabrício Lopes, biomédico e supervisor da Agência Transfusional (AT) do HMUE.
O HMUE realiza mais de 200 transfusões de sangue por mês, atendendo principalmente pacientes vítimas de traumas graves. “Eu me sinto realizada em poder contribuir para a recuperação de pacientes que estão precisando. Além disso, é gratificante ver meus colegas se engajando nessa causa tão importante. Cada doação faz uma diferença enorme e eu acredito que, ao ajudar, estamos criando um ambiente mais solidário no hospital”, comentou Sueanne Pacheco, uma das colaboradoras que participou da campanha.
Resultados – Nos dois dias de ação, 69 colaboradores doaram sangue, um número que impacta diretamente a assistência a 276 pacientes, considerando que cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. O sucesso da campanha reforça a importância da mobilização contínua para manter os estoques de sangue em níveis seguros.
“Doar sangue é um gesto simples, mas que tem um impacto imenso na vida de quem precisa. Esperamos que mais essa iniciativa inspire não apenas nossos colaboradores, mas toda a comunidade a se tornar doadora regular”, concluiu Fabrício Lopes.
Para doar sangue, é necessário:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis);
Pesar, no mínimo, 50 kg;
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial com foto.
Além disso, os voluntários devem evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e estar bem alimentados e hidratados.
Texto e foto: Alberto Dergan/HMUE