Sespa realiza oficina de capacitação sobre alimentação, nutrição e doenças crônicas para servidores

Sespa realiza oficina de capacitação sobre alimentação, nutrição e doenças crônicas para servidores

23/04/2025 Off Por ASCOM

Com o objetivo de fortalecer as ações intersetoriais e integradas no cuidado à saúde da população, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) promoveu, nos dias 23 e 24 de abril, a Oficina de Capacitação sobre os Programas da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), em Santarém. A iniciativa foi organizada pelo 9° Centro Regional de Saúde, com a condução das coordenações estaduais de Nutrição, de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e de Saúde do Adolescente e Jovem.

A capacitação reuniu profissionais dos 20 municípios de abrangência do 9º CRS, entre eles, coordenadores da Atenção Primária à Saúde de cidades como Almeirim, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Novo Progresso, Aveiro, Belterra, Curuá, Oriximiná, Jacareacanga, Trairão, Mojui dos Campos, Terra Santa, Rurópolis, Placas, Prainha e Santarém, além de representantes dos programas da PNAN e DCNT. Também participaram profissionais do Programa de Incentivo à Atividade Física (IAF), do Programa Academia da Saúde, da equipe multiprofissional (eMulti) e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atuam na Estratégia Saúde da Família.

Durante a oficina, foram abordados temas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população, como alimentação saudável, prática de atividade física, prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, além de ações do Programa Saúde na Escola.

Para a nutricionista Rilda Jati, referência técnica regional da atenção nutricional na Divisão Técnica da Sespa, a capacitação é um passo importante para a qualificação dos serviços prestados. “Espera-se, a partir da capacitação, que as práticas em saúde relacionadas ao cuidado dispensado pelos profissionais de saúde aos usuários dos serviços sejam alinhadas no intuito de fortalecer a integração entre as equipes multiprofissionais, resultando no cuidado mais efetivo e humanizado à população”, afirmou.

Ao todo, 104 profissionais de saúde foram capacitados, fortalecendo o compromisso da Sespa com a qualificação contínua das equipes e a implementação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida no estado.

Texto: Giullianne Dias – Ascom Sespa