Sespa realiza Encontro Estadual da Formação em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS

Sespa realiza Encontro Estadual da Formação em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS

14/05/2025 Off Por ASCOM

O planejamento de força de trabalho em saúde, na perspectiva do seu planejamento e dimensionamento para atender às demandas de saúde é um desafio para a gestão dos serviços e para os sistemas de saúde.
Para fortalecimento dessa pauta, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desenvolve, em parceria com o Ministério da Sáude , o Curso “Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde no SUS”. A iniciativa do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal preparar gestores e profissionais para aplicar metodologias que ajudem a distribuir de forma mais adequada os trabalhadores do SUS, respeitando as necessidades específicas de cada local.

Nesta terça feira, dia 13, foi realizada a apresentação dos resultados referentes ao percurso realizado no Módulo II, referente a Atenção Primária em Saúde e iniciado o módulo III da Formação, voltada a atenção especializada e hospitalar.

A programação, realizada em Belém, contou com a participação de 24 educandos, entre técnicos da Sespa e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems) .

De acordo com Carla Novara Monclar, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, a formação é uma estratégia para qualificar profissionais e, ao mesmo tempo, ampliar o alcance da metodologia. “A ideia é que esses participantes se tornem multiplicadores dentro dos estados, por meio das escolas de saúde pública. Assim, essa formação deve ser contínua. Queremos que esses multiplicadores também se tornem tutores para expandir a metodologia pelo Brasil”, destacou Carla.

No Pará, a tutora do curso, Ana Paula Oliva, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a gestão do trabalho por meio da educação permanente na saúde. “O objetivo é formar multiplicadores capazes de aplicar essa ferramenta e ajudar municípios e serviços especializados e hospitalares a dimensionar o número adequado de profissionais, de acordo com a realidade de cada local”, afirmou.

A ação reforça o compromisso da Sespa com uma gestão mais eficiente e alinhada às reais demandas da população paraense.

Texto em colaboração: Suellen Santos e Bianca Botelho – Ascom Sespa