Policlínica Lago de Tucuruí aumenta atendimentos no primeiro semestre de 2025

Policlínica Lago de Tucuruí aumenta atendimentos no primeiro semestre de 2025

17/07/2025 Off Por ASCOM

Mais de 218 mil procedimentos foram realizados entre janeiro e junho

A Policlínica Lago de Tucuruí, unidade do Governo do Pará gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), registrou um aumento expressivo nos atendimentos no primeiro semestre de 2025. Foram 218.516 procedimentos realizados entre janeiro e junho, superando os 200.904 contabilizados no mesmo período de 2024.

Os dados refletem o fortalecimento da assistência multiprofissional e o compromisso da unidade em ampliar o acesso à saúde especializada no sudeste paraense. São cerca de 680 mil serviços ofertados por ano na unidade, o que impacta de modo positivo na qualidade de vida dos moradores dos sete municípios de abrangência da região Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Jacundá.

Cassiane Rodrigues de Jesus encontrou na Policlínica do Lago o suporte para o acompanhamento na especialidade otorrinolaringologia. Moradora de Breu Branco, ela disse que sua experiência com os médicos da unidade foi excelente. “Agora, já temos um norte, e podemos seguir com o tratamento. A saúde é fundamental para o ser humano”, afirmou.

Girane da Silva Franco, 43 anos, também obteve consulta neste primeiro semestre na unidade. Na avaliação com o mastologista foi detectado um possível  nódulo na mama. “Fiz também uma mamografia na Poli, e o atendimento na realização dos exames foi ótimo. O médico da biópsia me deu muita atenção. Tudo o que eu perguntei a ele, tive resposta. Excelente!”, relatou.

Balanço – Entre os serviços que mais cresceram, destacam-se os exames laboratoriais, que passaram de 76.787 para 106.005 – um salto de mais de 38%. Já as consultas não médicas, como atendimentos com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, tiveram aumento de 12%, chegando a 7.573 registros em 2025.

As consultas médicas também apresentaram leve crescimento, subindo de 23.263 para 23.853. No setor de hemodiálise, essencial para pacientes renais crônicos, o número de sessões aumentou de 4.027 para 4.175, reforçando o papel estratégico da Policlínica no atendimento contínuo a esses usuários. Mesmo com a elevação da demanda, a equipe assistencial da hemodiálise manteve a produtividade, somando 42.577 atendimentos.

Natea contabiliza mais de 11 mil atendimentos no primeiro semestre

No Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), no primeiro semestre deste ano foram 11.274 atendimentos realizados. O número reflete ajustes operacionais e redistribuição de atendimentos, conforme a complexidade dos casos, informou a gestão hospitalar.

O balanço geral do semestre mostra que a Policlínica segue como referência regional em exames especializados e terapias integradas. “Esse crescimento reforça o compromisso da gestão em garantir acesso à saúde de qualidade para a população de Tucuruí e região. A Policlínica é uma unidade moderna, com equipe qualificada e estrutura preparada para atender com eficiência e acolhimento”, avaliou Léia Sandim, diretora-executiva da unidade.

Perfil – A Policlínica Lago é capaz de realizar até 9 mil atendimentos por mês. Dispõe de 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia e consultórios para atendimento ambulatorial, e o Natea.

Além dos atendimentos médicos especializados, a Policlínica realiza pequenos procedimentos e vários exames diagnósticos, como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia, garantindo uma abordagem completa no diagnóstico e tratamento a diversas condições clínicas.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na Atenção Primária de saúde, como postos de e unidades Básicas de Saúde (UBSs). O paciente também pode agendar direto a especialidade clínica geral, pelo Call Center (94) 9186-8155.

Texto: Roberta Paraense – Ascom/Poli Lago de Tucuruí